"Respect"


A Oliveira de Guimarães é um dos símbolos desta terra que honra os seus pergaminhos e se honra da sua história, do seu património e das suas tradições. Passo por ela e espanto-me , ao encontrá-la garrotada por uma cercadura de televisões e a servir de enquadramento à publicidade de uma loja que promete um LCD a partir de 15 € por mês.
Respect (respeito) vai sendo o lema do campeonato da Europa de futebol. Um pouco mais de respeito para com um dos símbolos que mais marcam a nossa identidade, é o que vai faltando. Respeito, bom-senso e bom gosto.

Comentar

3 Comentários

Anónimo disse…
Boa!
Riot disse…
Concordo em parte, mas convirá lembrar que uma das coisas mais bem edificadas em Guimarães é a ligação entre o histórico e o moderno.

São essas mesmas praças medievais que possuem, por exemplo, ligação Internet "Wi-Fi" - e são inúmeras as pessoas que se vêem nas esplanadas com os seus computadores portáteis ligados.

OS LCD's não se adequam ao espaço e a publicidade não é bonita - em certa medida sinto que "prostitui" as nossas belas praças.

Mas por outro lado trazem gente, animação e negócio para os cafés e bares. E de algum modo reacende as (bonitas) memórias do Euro 2004 em Guimarães.
Fosse aquilo modernidade e a conversa poderia ser outra. Não me parece que tenha grande coisa a ver com algo tão pioneiro como a instalação da cobertura wi-fi. Aquilo é kitsch, do mais foleiro, e publicidade, porventura gratuita, à sombra de um dos principais símbolos da cidade, que merecia um pouco mais de respeito.

O problema não são os LCD, mas sim o local escolhido para os colocar. Dificilmente se escolheria pior, convirá comigo, certamente.

Quanto à gente e à animação, para avaliar o tamanho, basta olhar para a fotografia, que foi tirada durante um dos jogos dos quartos de final do campeonato da Europa...