O tanque-chafariz da Oliveira numa fotografia de 1858
Tradição de Guimarães, sobre o poder da água do antigo tanque-chafariz do Largo da Oliveira, tal como foi contada por Alberto Vieira Braga:
A água da Sra. da Oliveira tem a virtude da lenda que diz: quem a beber, abranda de génio e fica a gostar da terra.
Isto referindo-se a criaturas que não são de Guimarães e que para Guimarães vêm exercer qualquer cargo de posição, como sejam os escrivães de fazenda, juízes, delegados, administradores, professores, etc. etc.
É até vulgar dizer-se: Fulano, que era todo senhor do seu nariz, já bebeu água da Sra. da Oliveira; a Beltrano é preciso dar-lhe água da Oliveira.
Virtude naturalmente atribuída à água do antigo tanque do largo da Oliveira, há muitos anos demolido, que tinha o grande poder e subido valor de amansar como um cordeiro quem fosse bravo e mau como um toiro.
[Alberto Vieira Braga, Tradições e Usanças Populares de Guimarães, Livraria Espozendense Editora, Esposende, 1924, pp. 98-99.]
3 Comentários
Certas pessoas que por aí andam, precisavam era de beber água da Senhora da Oliveira. A falta que nos faz o chafariz!
A propósito, então não estás no concerto do Multiusos (eu só não fui porque entro ao serviço às 23:00)?
Abraço
Desejo-te uma noite de pouco trabalho.
Um abraço.
"Caros Amigos,
É com enorme prazer que vimos desafiar-vos para o concerto de Bob McFerrin, no próximo domingo, dia 3 de Julho, às 21.00H no Multiusos.
Trata-se de uma das melhores vozes do mundo, de um músico raro, de grande versatilidade e responsável por concertos memoráveis. Além disso, ao contrário de vezes anteriores em que actuou em Portugal, os bilhetes em vez de 70 ou 80 €, custam 10, 15 ou 20 €.
Porque sabemos de muitas pessoas que viajarão a Guimarães de propósito para este concerto, gostaríamos que nenhum vimaranense não o aproveitasse por desconhecimento ou falta da respectiva informação.
Na expectativa de nos revermos no domingo e desejando um momento musical invulgar, apresentamos os nossos melhores votos.
Pl’a Equipa da Área de Comunidade,
Júlia Rodrigues
Comunidade
Community"
Pois é, meus amigos: a FCG vende o concerto a preços de feira de stocks. Uma pechincha assim não se podia perder...