Receitas da Rainha do Mercado (2)

[continua daqui]

Enquanto vou reflectindo sobre o debate de ontem à noite, que me deixou sensações divididas, aqui ficam mais duas receitas da Rainha do Mercado, para "adoçar o bico":


3. ALMENDRADOS

Batem-se 2 claras com 250 gr. de açúcar durante 20 minutos seguidos. Em seguida juntam-se-lhe 200 gr. de amêndoas raladas e uma colherinha de chá de farinha flor.

Distribui-se esta massa aos montinhos regulares sobre folhas de hóstia e levam-se a cozer em forno brando.

4. CROISSANTS

Tomam-se 500 gr. de farinha triga flor, 50 gr. de farinha Maizena, 1 colher de chá de fermento e mistura-se tudo.

Amassam-se estas farinhas com um pouco de leite ou água temperada, juntam-se-lhe 2 ovos batidos e 150 gr. de manteiga. Trabalha-se bem esta massa e deixa-se em seguida repousar. Depois estende-se com o rolo sobre o tábua até ficar com a espessura de meio centímetro e corta-se em quadrados. Estes quadrados enrolam-se por uma ponta à outra, dobram-se no feitio de meias luas e deitam-se numa panela de água a ferver. Em vindo acima retiram-se com uma espumadeira, escorrem-se e levam-se a cozer no forno em tabuleiro untado com manteiga.
[continua]

Comentar

3 Comentários

Tina Azevedo disse…
A partir deste momento só vamos dizer bem da CEC:
- Que ricos velhinhos que lá estavam!Tão sabedores!
- Que Presidente tão jeitoso que temos.Repararam no ar negligé? E a postura tão descontraida, mais parecendo que estava num café!
- E a Presidente?Ontem não vimos a picareta falante do costume, mas sim uma dama altruista que devolvia as questões difíceis para o seu colega Joâo Serra poder brilhar....
Foi o melhor espectáculo da CEC até ao momento.Parabéns
Anónimo disse…
Querida Tina,
Peço-te que não me mistures a CEC com as "Receitas da Rainha do Mercado"!Não é que não ache o teu comentário oportuno, mas receio que se me "azevedem" os preparos!
Para a semana vou fazer o que o Sr. Presidente mandou:
Perguntar o que posso fazer pela CEC, já que ela nada pode fazer por nós...
Talvez lhes leve "o comerzinho" ao Palácio. Tenho medo que com tanta "papelada para ler", ainda me apanhem uma fraqueza.
Também estou a pensar em fazer uma "quermesse" para dar uma ajudinha aos salários. "Bens" Tina? Prá semana.
Tina Azevedo disse…
Claro que bou!! Bou de socos e de toco. No toco levo o almeiro ( tu que és um homem culto deves saber do que estou a falar)
Quando lá chigar chimpo-lhe cú almeiro - uma punheta e carrascão pra dar cor à Cristina qu"anda um bocado mortiça. Pra ver se fica mais rapioqueira.
Estou contigo nesta empeitada. Temos que tomar conta dela!!