Nos tempos que correm, a imagem corporativa constitui uma das principais marcas da identidade de uma instituição ou de um evento. O elemento central dessa imagem, o logotipo, mais do que um mero sinal gráfico, deve ser a marca: uma metáfora visual da identidade do objecto a que se refere. Para um acontecimento como a Capital Europeia da Cultura, o logótipo deve entrelaçar elementos caracterizadores da terra e das gentes de Guimarães, assim como referenciais simbólicos, imateriais e intangíveis, simultaneamente locais e europeus. Devendo ser, por natureza, um objecto simples, o símbolo deverá agregar um conjunto complexo de elementos identificadores facilmente compreensíveis. Ainda não foi definida a imagem corporativa de Guimarães 2012, tendo sido anunciada a intenção de a escolher através do lançamento de um concurso internacional. Parece-me um bom caminho, embora sinta que vai sendo tarde para arrancar com esse processo. Julgo que, com vantagem, poderia ser outra a opção, encomendando-se a concepção do logotipo da CEC2012 directamente a um artista de referência, reconhecidamente capaz de transpor para formas simples a complexidade dos elementos simbólicos em jogo, acrescentando-lhes uma significativa mais-valia de contemporaneidade e dimensão artística. Quem? José de Guimarães, claro.
- Home
- Guimarães
- _Cidade
- _Demografia
- _Ecologia
- _Economia
- _Freguesias
- _Fundação
- _Guimarães e Barcelos
- _Guimarães e Braga
- _Olhares de fora
- _Toponímia
- Património
- _Arqueologia
- _Monumentos
- _Conventos
- _Ruas, praças e lugares
- _O Castelo
- _A Oliveira
- _O Toural
- Gente
- _Vimaranenses
- _Escritores
- _Livros e autores
- _Mulheres
- _Afonso Henriques
- _Alberto Sampaio
- _João de Meira
- _Martins Sarmento
- _Raul Brandão
- _Colectividades
- _Soc. Mart. Sarmento
- Tradições
- _Nicolinas
- _Gualterianas
- _Usos e costumes
- _Culto
- _Comeres
- _Falares
- Vária
- _Efemérides
- _Imprensa
- _República
- _Ensino
- _Espectáculos
- _CEC 2012
- _Desporto
- _Documentos
- _Insólito
- _Casos de Polícia
- Arquivo
- _Memórias Paroquiais
- _Outros textos
- _Todas as Memórias
- _Todos os assuntos
- Ligações
- _Casa de Sarmento
- _Pedra Formosa
- _Arq. Alfredo Pimenta
- _Arq. Distrital de Braga
- _Torre do Tombo
- _RepositoriUM
- _BN Digital
- _Em Guimarães
- _Fototeca de Guimarães
- _Cineclube de Guimarães
- _Muralha
- _Passado futurível
- Sobre
- _Prefácio
- _Nós
- _Contactar
- _Subscrever
- _Termos de utilização
3 Comentários
Quanto ao resto, plenamente de acordo; o símbolo é um ponto fundamental de qualquer marca - e a marca é um ponto fundamental da imagem que Guimarães passará ao Mundo. É importante não esquecer que o conteúdo não sobrevive sem a forma.
http://www.xiiistudios.com/Guimaraes2012_casestudy_JCampos_xiiistudios.pdf