Memórias Paroquiais de 1758: Tabuadelo


S. Cipriano de Tabuadelo foi anexada em Janeiro de 1796 a S. Cristóvão de Abação. Em 2013, foi agregada a S. Faustino. Tem uma pequena igreja românica, praticamente ao abandono. Nunca foi uma freguesia dilatada em população. A sua memória paroquial de 1758 também não se alarga muito.


Tabuadelo
Relação da freguesia de S. Cipriano de Tabuadelo, anexa da abadia de S. Faustino de Riba de Vizela.
Esta freguesia fica na Província de Entre-Douro-e-Minho. Pertence ao Arcebispado Primaz de Braga, termo da vila de Guimarães. É, como tal, da Coroa.
Tem trinta e três vizinhos, pessoas cento e oito, exceptuando alguns inocentes.
A sua paróquia é anexa da abadia de S. Faustino de Riba de Vizela. Está situada no meio da freguesia, no declive do monte Escada.
Tem os casais seguintes: Assento, Casal Nuno, Babrecos, Loureira, Chãos, Esburzalhadas, Devesa, Quintãs, Ladrido, Bouça de Grilo, Pombal, Montinho, Picoto, Outeiro, Souto das Figueiras, Souto da Carreira, Lamas, Ramada.
O seu orago é S. Cipriano. Tem três altares: o do orago, o de Nossa Senhora do Rosário, o de S. Sebastião. O seu pároco é cura ad nutum, que apresenta o abade de S. Faustino, que dirá do rendimento de ambas as igrejas. É da apresentação da mesma abadia.
Os frutos que os seus moradores colhem em mais abundância são vinho, centeio, milhão, feijão.
É sujeita às justiças de Guimarães.
O seu correio é o da mesma vila, de que dista meia légua, da cidade de Braga três e meia, da capital do Reino sessenta léguas.
Não padeceu ruína no Terremoto de 1755.
No seu pequeno montado tem alguma caça de coelhos, perdizes e alguma raposa.
Isto o que acho de que se procura saber e me assinei com os dois párocos vizinhos. S. Cipriano de Tabuadelo, 20 de Maio de 1758.
O padre João de Crasto, pároco.
José Moreira da Silva, abade de S. Pedro de Polvoreira.
D. João de Bento e Abreu, reitor de Santa Maria de Infias.
Tabuadelo”, Dicionário Geográfico de Portugal (Memórias Paroquiais), Arquivo Nacional-Torre do Tombo, Vol. 36, n.º 4. p. 15 e 16.

[A seguir: Vizela, São Faustino de]

Comentar

0 Comentários