Efeméride do dia: Entra em Guimarães a estátua de Pio IX

Monumento a Pio IX


22 de Maio de 1893
Às 8 horas da noite deu entrada nesta cidade, tirada por 10 juntas de bois, ficando em frente às aulas de S. Francisco até ser conduzida à Penha, a estátua colossal de Pio IX, oferecida por Fernando de Castro Abreu Magalhães, de Fafe. A estátua pesa 4.800 quilos, o modelo foi do escultor Pedro Afonso Pequito, a execução foi dirigida por Germano José de Sales e Filhos, nas suas fábricas em Lisboa. O monólito donde se formou a estátua pesava 10.000 quilos e foi transportado também por 10 juntas de bois, dando grande trabalho para entrar as portas de S. Sebastião da Pedreira.
(João Lopes de Faria, Efemérides Vimaranenses, manuscrito da Biblioteca da Sociedade Martins Sarmento, vol. II, p. 169)


O Monumento ao Papa Pio IX resultou da iniciativa de uma comissão promotora,  que tratou de angariar fundos para a sua execução e colocação no ponto culminante da Serra de Santa Catarina. A primeira pedra foi colocada no dia 18 de Junho de 1882, pelo Arcebispo de Braga. A peregrinação que antecedeu a inauguração partiu da igreja de S. Francisco Às 6 horas da manhã, e levava uma banda marcial que acompanhava o Hino do Monumento a Pio IX:

Glória a Pio IX, glória!
Em duradouro padrão,
Seja esta folha da história
Escrita por nossa mão!

O jornal Religião e Pátria de 23 de Junho de 1882 descreveu a cerimónia de lançamento da primeira pedra do monumento:

O acto da inauguração, que foi feito por Sua Exa. [o Arcebispo], oferecendo-lhe o snr. governador civil o cofre em que se continha uma lâmina do bronze com a inscrição comemorativa do facto, várias moedas de ouro, prata e cobre do actual reinado, algumas ainda cunhadas no corrente ano, o ultimo n.° dos jornais da localidade, “Progresso Católico”, “Religião e Pátria” e “Imparcial”, e o programa dos festejos; e depositado este cofre na cavidade da pedra fundamental, foi-lhe colocada por S. Exa. a respectiva tampa, sendo-lhe ministrado martelo pelo snr. administrador do concelho e a trolha pelo sr. presidente da câmara.

Se se cumpriu o que estava anunciado no programa da cerimónia, “no mesmo instante as músicas, o fogo do ar, o estrondear dos morteiros e os repiques de todas as torres da cidade e das freguesias suburbanas" deram sinal de que se realizou este facto memorando”.
A concretização do monumento demoraria mais de uma década. Em Setembro de  1884, ainda se tratava de construir o pedestal. Na manhã do dia 28 desse mês, saiu do largo de São Francisco, ao som de uma banda de música e do estralejar dos foguetes, um carregamento de pedra aparelhada para o pedestal da estátua, transportada por 60 carros embandeirados puxados por 150 juntas de bois. À chegada, passadas quatro horas, o cortejo foi recebido por foguetes e morteiros. Toda aquela pedra havia sido aparelhada no terreiro interior do convento de São Francisco.
A recolha de fundos para a estátua prosseguiu. No entanto, um benemérito de Fafe, Fernando de Castro Abreu Magalhães, haveria de a oferecer, juntamente com uma outra estátua, esta de Nossa Senhora de Lourdes, que doou à Irmandade da Penha. Gastou, na compra de ambas cinco contos de réis. No dia 7 de Julho de 1882, saiu de uma pedreira de Montelavar (Pero Pinheiro) para Lisboa, uma “enorme pedra” de mármore branco, puxada por seis juntas de Bois, para a execução da estátua, que foi concebida pelo escultor Pedro Afonso Pequito e executada na oficina do Germano José de Sales. A estátua chegou a Guimarães no dia 22 de Maio de 1893, transportada num carrão puxado por 10 juntas de bois. Pesava 4.800 quilos, tendo sido guardada num recinto situado em frente à sala de aulas da Ordem de S. Francisco, enquanto não era chegada a hora de ser transportada para a Penha, o que aconteceu na noite de 23 de Agosto daquele ano, puxada por 35 juntas de bois. Um incidente com o carrão onde era transportada, que se desarranjou em S. Romão, atrasou a viagem, apenas tendo chegado ao destino no dia 24.
A estátua seria montada no pedestal dia 3 de Setembro de 1893. Às 4 horas da tarde, repicaram os sinos da ermida, rebentou uma salva de morteiros e subiram ao ar muitos foguetes. Estava, finalmente, erigido o monumento a Pio IX.
O monumento a Pio IX foi inaugurado no dia 8 de Setembro de 1893

Comentar

1 Comentários

ZeBarreto disse…
A pedra saiu de Pero Pinheiro a 7 de Julho de 1882 e a estátua chegou a Guimarães a 22 de Maio de 1893? Em lugar de 1882 não será 1892?