Efeméride do dia: Torres para S. Gualter


A Igreja dos Santos Passos, ainda sem as torres, numa gravura publica na revista Archivo Pittoresco em 1864.

22 de Abril de 1863
No teatro D. Afonso Henriques houve espectáculo em beneficência das obras das novas torres da igreja de Nossa Senhora da Consolação e Santos Passos. Representou-se “O Veterano Mateus”, a canção “O Sebastianista”, e a comédia “A Actriz”. A concorrência foi numerosa e à porta do teatro tocava a música da cidade.
(João Lopes de Faria, Efemérides Vimaranenses, manuscrito da Biblioteca da Sociedade Martins Sarmento, vol. II, p. 60 v.)

A igreja dos Santos Passos, vulgarmente conhecida como igreja de S. Gualter, foi aberta ao culto no dia 16 de Outubro de 1785. Na segunda metade do século XIX, a Irmandade decidiu dotar a igreja com duas torres sineiras, não previstas no projecto inicial. Para as financiar, desenvolveram-se diversas iniciativas, com destaque para espectáculos no Teatro D. Afonso Henriques, dos quais o primeiro terá sido há exactamente 150 anos, no dia 21 de Abril de 1863.
No ano seguinte, a revista Archivo Pittoresco publicava uma gravura representando a igreja tal como a concebera André Soares, um dos mais notáveis arquitectos do seu tempo, já qualificado como um dos grandes mestres do rococó europeu. As duas torres de S. Gualter são, manifestamente, um acrescento postiço que perturba o equilíbrio da igreja original.
E foi assim que, na segunda metade do século XIX, Guimarães ficou com uma igreja com duas torres a mais e uma outra com uma torre a menos…

Comentar

0 Comentários