O problema do estacionamento




Já passa quase um mês desde que o Toural e a Alameda foram devolvidos ao uso público, depois de terem sido o centro daquele que foi o empreendimento mais extenso de que há memória em Guimarães, em muitos séculos. Os resultados da obra vão sendo assumidos pacificamente pela cidade, que ficou mais airosa e confortável para os que a habitam ou a visitam.

No ar, ainda persistem os ecos de algumas das controvérsias que a requalificação gerou. Não me refiro aos que criticam a obra por motivos estéticos, que aceito, mesmo discordando, mas aos que prenunciavam que a praça se iria tornar num deserto. A estes, a realidade encarregou-se de os desmentir rapidamente. Em larga medida, é o modo como as pessoas estão a usar a praça que demonstra que a sua requalificação foi bem sucedida.

Há uma crítica que me merece alguma reflexão, a dos que discordam da opção de não dotar o Toural de um parque de estacionamento subterrâneo. Compreendo essa crítica, embora não me faltem argumentos para demonstrar que, do meu ponto de vista, o parque enterrado seria uma opção errada, por lacerar o Toural com feridas difíceis de sarar. Todavia, esta é uma discussão que já deixou de fazer sentido: a obra está feita e não haverá parque de estacionamento subterrâneo no Toural. Não há volta a dar.

O que agora faz falta é analisar o problema da falta de estacionamento e encontrar soluções. E fará sentido começar por perguntar: será que temos mesmo um problema de falta de estacionamento no centro urbano de Guimarães? Pelo que vejo, ficam-me dúvidas.

O centro urbano de Guimarães é relativamente pequeno, atravessando-se sem dificuldade, em qualquer direcção, a pé, num tempo relativamente curto. Todavia, tendemos a agir como se vivêssemos numa grande metrópole. Aqui, as distâncias são quase sempre curtas, mas, vá-se lá perceber porquê, parecem-nos longas. Em qualquer cidade, deixamos o carro a alguns quarteirões do nosso destino e ficamos satisfeitos por termos encontrado estacionamento perto. Em Guimarães, temos que levar o carro até à porta da loja. Aqui, parece que ficam demasiado longe todos os lugares que não fiquem em cima do Toural.

Para perceber a dimensão do problema de estacionamento nas imediações do Centro Histórico de Guimarães, procedi a um levantamento sumário da oferta de parqueamento existente. Tenho por surpreendente o resultado a que cheguei. Em lugares que se situam, no máximo, a 5 minutos, a pé, da zona mais comercial de Guimarães (Centro Histórico, Toural, Alameda, ruas de Gil Vicente, Santo António e Paio Galvão), encontro nove parques de estacionamento cobertos (dez, se contarmos com o que está a ser construído no antigo Mercado), com uma oferta total que se aproxima dos 1.500 lugares de aparcamento. Poder-se-ia concluir pela falta de estacionamento se esses parques estivessem permanentemente lotados, mas a realidade é bem diferente: quase todos estão, quase sempre, mais vazios do que cheios.

Assim sendo, parece-me manifestamente exagerado afirmar-se que falta oferta de estacionamento. O que faltará é criar o hábito de utilizar a oferta disponível. Para tanto, julgo que o esforço se deveria concentrar nos meios de divulgação da oferta de estacionamento existente. O que também poderá faltar será uma estratégia concertada do comércio local e de quem o representa no sentido de, em vez de se continuar a lamentar da falta de condições, o que só serve para afastar potenciais clientes, encontrar os meios para os atrair. Por exemplo, com a oferta de tempo de estacionamento gratuito nos parques da cidade a quem faça compras nas suas lojas. Simples, eficaz e barato.

Nota: para quem não saiba, aqui fica a lista dos parques de estacionamento cobertos que identifiquei no centro de Guimarães: S. Francisco Centro, Mumadona, C. C. Palmeiras, C. C. Santo António, Gil Vicente, Triângulo, Estádio, Pingo Doce, Centro Cultural Vila Flor, a que se juntará, em breve, o da Plataforma das Artes. A estes, há que juntar alguns parques de estacionamento a céu aberto, onde sempre se encontra lugar disponível, como o da Caldeiroa ou o de Santa Luzia (Redentoristas).

[Publicado em O Povo de Guimarães de 7 de Janeiro de 2012]

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8 Comentários

António Menezes disse…
Completamente de acordo.
Quando alguns de nós se desloca ao Porto, por exemplo, e coloca o carro num dos parques, não pensa nos Kms que percorre...
É uma grande verdade, por vezes caminhamos mais de uma hora, e nem damos por isso.
A maioria dos parques em Guimarães, aqui citados, ficam a pouco mais de 300 metros do Toural, logo a poucos minutos do miolo de Guimarães !!!
Claro que sempre dà jeito mais um parque, mas com as consciências mais abertas, todos ficamos a ganhar.
Pensemos bem, afinal não custa nada.
Nuantho disse…
E ainda não esquecer o do parque das Hortas e todas as ruas até ao Liceu, que também dão para estacionar e não ficam, certamente, a mais de 5m das Muralhas.
Caro António Menezes,
Apenas notarei que boa parte destes parques fica, não a pouco mais, mas a menos de 300 metros do Toural...

Nuantho,

No meu texto apenas me referia a parques cobertos pagos, e não à totalidade do estacionamento, que é o que dizem que faz falta em Guimarães.
Anónimo disse…
Parque de estacionamento do Estádio D.Afonso Henriques.
Chegar ao Toural que fica a 300 metros, demora 4 minutos.
Centenas de lugares cobertos e vigiados.
Duas horas de estacionamento:
1ª hora grátis
2ª hora 10 centimos por 15 minutos.
Ou seja, 2 horas custam 40 centimos!!!
Média de estacionamento do dito-cujo...10 popós!!!!
Jorge Correia disse…
Há parques de estacionamento em Guimarães, eu próprio tenho um lugar no Parque da Caldeiroa mas reconheço que faz falta um parque numa zona mais central e fácil acesso. A cidade de Guimarães é muito acidentada e vencer o desnível entre a Caldeiroa e Toural é difícil! Podemos dizer que a oferta não está de acordo com as necessidades dos cidadãos. O parque da Mumadona está sempre com uma ocupação elevada. Outro problema é o horário dos parques: não cobrem horários noturnos e de fim de semana.
Muitos dos parques apresentam uma ocupação baixa porque os condutores sabem que podem estacionar mal sem consequências, como acontece na rua D. João I e Dominicas.
Reconheço que no Porto e em Braga há parques de estacionamento em locais centrais e apresentam um elevada utilização.
Jorge Correia
Jorge,

Um parque a menos de 5 minutos do centro é um parque central. Estacionando o carro em Braga, no Parque da Avenida Central, para ir para a Sé ou para a Reitoria da Universidade, percorremos, dentro e fora do parque, uma distância semelhante à que vai do estádio ao Toural. Mas dizemos longo o percurso em Guimarães e curto o de Braga.

Quanto a Guimarães ser uma cidade acidentada, não o nego, porque é uma evidência. Porém, na lista que indiquei, todos os parques ficam a uma cota confortável em relação ao Centro Histórico. O da Caldeiroa não faz parte da tal lista, que apenas se refere a parques cobertos.

O parque da Mumadona tem, de facto, uma utilização razoável, mas não o costumo ver completo. E há todos aqueles que estão, por regra, com uma utilização bem abaixo da sua capacidade.

Quanto ao horário dos parques, acredito que decorre da falta de procura. Se a procura exigir prolongamento dos horários, acredito que o prolongamento acontecerá.

Dito isto, também digo que tens toda a razão quando falas das nossas más práticas em matéria de estacionamento. É a elas que me refiro no meu texto. Na minha opinião, o problema principal não é o da oferta não estar de acordo com as necessidades dos cidadãos, mas sim nos hábitos dos cidadãos, que teimam em não se ajustar à oferta disponível.
Jonny disse…
O Problema principal é a quantidade de funcionários camararios a trabalhar à sexta feira e sabados à noite, na Oliveira. Possuem um lugar de estacionamento, num sitio em que o porteiro não os vê de pê, mas sim sentados no carro a saida. Por esse motivo a pousada da Oliveira foi-se embora e os moradores têm muitos parques a 400 e 500 metros de suas casas para estacionar. Obrigado, ao funcionalismo publico.
Anónimo disse…
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