Que romaria é esta?



Aspecto do Toural, hoje, às 17:00 horas.
(clicar para ampliar)
Aspecto da Alameda, à mesma hora
(clicar para ampliar)

Quando, há pouco, cheguei a Guimarães, depois de um par de dias fora, ao ver a multidão que andava na rua, dei comigo a tentar perceber que festa era aquela. Segundo o calendário, 8 de Janeiro é dia de S. Severino, santo que, confesso, não me diz muito e do qual não consta que tivesse direito a romarias entre nós. Não demorei muito para perceber que a razão da festa era… Guimarães.

Depois de perto de dois anos em que esta cidade quase só era notícia pela sucessão de trapalhadas que envolviam a Fundação Cidade de Guimarães, percebe-se que algo mudou. Foi-se embora a má imprensa e Guimarães passou a ser notícia permanente nos jornais e revistas, nacionais e internacionais, por aquilo que é. Sente-se que esta cidade está na moda, suscitando o interesse da comunicação social, que a vai mostrando ao mundo. E, como esta Guimarães é o que é, não falta por aqui material informativo susceptível de gerar encantamento e curiosidade em quem a não conhece ou a conhece mal, suscitando a vontade de a visitar. E o resultado começa a estar à vista.

É por isso que já me causa urticária ver que continua a haver por aí quem se esforce em fazer recordar os motivos das nossas angústias anteriores. Será que há quem ainda não tenha percebido que este é o tempo da Capital Europeia da Cultura?

Esta é a hora de Guimarães. Os vimaranenses têm que a saber aproveitar.

Comentar

7 Comentários

Anónimo disse…
O que não fica mesmo nada bem, no novo Toural, são 10 (dez) portas de estabelecimentos fechadas!

Acontece no passeio/norte do Toural, ou seja em pleno coração da cidade.
Eu apenas conto 9 portas, pertencentes a dois únicos estabelecimentos que se encontram aparentemente devolutos (o antigo Café Oriental e a loja da Rubia). Não são bem 10, nem 9 estabelecimentos fechados. Essa questão só os candidatos a comerciantes e os senhorios a podem resolver, acho eu.
Anónimo disse…
Sugestão:

Numa altura em que a Alameda, começa a atrair muitas pessoas para o novo jardim, é bom começar desde já a pensar em novas valências.

Música, calma, suave e bem selecionada, á semelhança do que acontecia noutros tempos...

As noites teriam certamente, mais encanto.

Acredito que o Dr.Amaro das Neves, já tenha pensado nessa possibilidade.
Anónimo disse…
As pombas parece que já regressaram ao Toural. No domingo passado vi por lá um bando delas.
Anónimo disse…
Bem lembrado. O areado jardim da Alameda, a avaliar pelo andamento promete.
De facto, quando os dias começarem a crescer, e a temperatura a subir, aquele espaço vai rebentar pelas costuras.
Uma pequena cafetaria, e a tal musica ambiente, vão certamente ser um forte motivo, para as pessoas respirarem a muralha da cidade.
Espero, efectivamente que quem de direito, meta mãos à obra.

Joca Mendes
Anónimo disse…
De facto são "apenas" nove portas de dois estabelecimentos fechados.

Agora que a "coisa" não fica bem na fotografia, lá isso não.
Ainda por cima, bem no coração da cidade.
Cumprimentos.
Tanto quanto sei, pelo menos em relação a um dos dois estabelecimentos, é que não faltam interessados em reabri-lo. O problema estará na renda pedida