Elogio da Comissão das Nicolinas


A Comissão das Festas Nicolinas de 2011
(clicar para ampliar)
Não faltam, nas festas Nicolinas, elementos que nos permitem apresentá-las como únicas no seu género. O seu modelo de organização, por exemplo.

As Festas Nicolinas, na complexidade dos seus números, são promovidas por uma Comissão composta por dez elementos, eleitos exactamente dois meses antes do dia em que as festas irão arrancar com o número mais multitudinário do seu programa, o Pinheiro. Causa espanto, a quem está por fora, perceber como, em tão pouco tempo e com meios tão escassos, se consegue montar e assegurar o financiamento de uma organização com tamanha dimensão. E mais motivos de espanto há quando se percebe que todos os membros da Comissão têm menos de 20 anos e nenhuma experiência na organização de eventos semelhantes.

Habituados a assistir à repetição regular das festas, ano após ano, há muito que as integrámos na normalidade do viver vimaranense. Mas basta reflectir um pouco para se encontrarem largos motivos para admiração e para um imenso respeito pelos miúdos que dão o corpo ao manifesto para as pôr de pé, mantendo viva a tradição dos estudantes de Guimarães.

Comentar

4 Comentários

Anónimo disse…
Tá mais que na hora, de futuramente tirar este retrato, junto ao D.Afonso do Cutileiro...
Comissão
As Festas Nicolinas são organizadas pela Comissão de Festas Nicolinas, composta por estudantes do sexo masculino, das várias escolas secundárias da Cidade de Guimarães, com idades compreendidas entre os 14 e os 18 anos à altura do dia da eleição.
Cargos da Comissão de Festas Nicolinas, também designada “Academia Vimaranense”:
Presidente;
Tesoureiro;
Vice-Presidente;
Secretário;
1º Vogal da Academia
2º Vogal da Academia
1º e 2º Vogal de Festas
Chefe de Bombos
Sub-Chefe de Bombos

Todos são, igualmente, responsáveis pelos peditórios para custear as Festas Nicolinas.
O período para o que são eleitos é de um ano que vai do momento em que são eleitos (última sexta de Setembro) até nova eleição no ano seguinte, sendo de sua obrigação a presença durante o ano em todos os acontecimentos em que as Nicolinas tenham de ter representação ou seja de "serviço" o ano inteiro e não só durante o período das "Festas Nicolinas".

Disposição aprovada pela Comissão de Festas de 1992, academia presidida por Luís Miguel Salgado Fernandes, em vigor.
Unknown disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse…
Talvez esta disposição aprovada em 1992 esteja em vigor, mas já foi incumprida por diversas vezes desde então, tendo inclusive motivado a celebração de um protocolo entre as diferentes associações de estudantes das Escolas Secundárias de Guimarães, a AAELG e a Comissão de Festas de 2004, protocolo esse celebrado em Setembro de 2005, semanas antes da eleição da Comissão seguinte. Ah, e foi celebrado na própria sede da AAELG, que assina o comentário anterior, com o seu Presidente e outros membros da direcção presentes.