Largo da Misericórdia (3)

O Largo da Misericórdia, antes de 1927
(clicar para ampliar)

No Largo da Misericórdia funcionou a feira das alfaias agrícolas de Guimarães. O postal tintado que vai acima mostra um dia de feira na praça. É anterior a 1927, altura em que foram colocados dois canteiros no miolo do largo. O pormenor que mais chama a atenção nesta fotografia é o letreiro que aparece do lado direito, na Casa dos Coutos (hoje Tribunal da Relação), onde se lê:

COLÉGIO ACADÉMICO
Instrução Primária -  Secundária
COMERCIAL

Pormenor da fotografia anterior.

Desconheço quaisquer referências a este estabelecimento de ensino.

Comentar

4 Comentários

CarlaS0fia disse…
É formidável a história que se pode encontrar neste tipo de documentos. Na Póvoa, recentemente apelavam para quem tivesse cartas, postais, fotografias, diários ou até cartazes os entregarem à casa da Memória (acho). Até porque muitas vezes "nós" não sabemos do verdadeiro valor do que temos por casa, e que na maioria das vezes consideramos ser tralha...
Meus avós foram caseiros do dono dessa casa, mas já anos mais tarde, de qq forma vou perguntar ao meu pai se alguma vez ouviu falar no colégio. Mistério! :)
CarlaS0fia disse…
Já agora, um outro mistério no NY Times:
http://lens.blogs.nytimes.com/2011/06/21/mysteries-of-a-nazi-photo-album/?ref=adolfhitler
De facto, uma imagem pode ser muito reveladora. Quanto ao Colégio, não sei se há mistério. Eu é que não o conhecia antes de ter olhado com atenção para esta fotografia, mas estou certo de que não haverá por aí quem tenha memória dele, porventura indirecta. A ver o que se descobre.
Hugo José disse…
O edificio do fundo da foto, foi recuperado e ficou muito bonito, conferindo uma imagem mais bela ao largo.
Parabéns ao restaurante, que sendo já uma excelente refrência no centro histórico, também contribui para uma boa imagem de Guimarães.