O relógio do Toural, "notabilíssimo trabalho de relojoaria — o mais completo do país depois do de Mafra."

 


No dia 17 de Julho de 1938, o Notícias de Guimarães transcreveu do Jornal de Notícias, do Porto, uma outra publicação sobre o relógio-carrilhão que se ia instalar na torre da basílica de S. Pedro, que “que confirma em absoluto o que já disse a Imprensa de Lisboa”, e que aqui se reproduz, como mais um contributo para a compreensão da relevância patrimonial do engenho mecânico que dava as horas na torre do Toural e que foi substituído por uma traquitana computorizada que nem sequer funciona como devia funcionar.

 

COISAS NOSSAS

A torre da igreja de S. Pedro, em GUIMARÃES vai ter um novo carrilhão, idealizado e montado por um português

Foi no “Palácio Ford”, onde continua exposto até à próxima segunda-feira, que o “repórter” viu a magnífica realização de Manuel Francisco Cousinha — o novo carrilhão da torre da igreja de S. Pedro, de Guimarães.

De acabamento perfeitíssimo, aquele trabalho divide-se em quatro corpos, destinados, respectivamente, aos quartos de hora, meias, três quartos e horas.

O maior dos seus sinos — eles são dezasseis — pesa 800 quilos e o mais pequeno 20.

Ao que parece, o seu construtor, que tem fornecido relógios para muitas localidades do país, tendo sido condecorado já pelo Governo, vai convidar o sr. Presidente do Município e outras individualidades a visitarem o “Palácio Ford”, onde, como acima dizemos, se encontra exposto o seu notabilíssimo trabalho de relojoaria — o mais completo do país depois do de Mafra.

Nos primeiros dias da próxima semana, possivelmente amanhã, o público vimaranense vai ter também ocasião de ver a famosa máquina, a qual vai ser exposta no estabelecimento dos nossos prezados amigos srs. Bernardino Jordão, Filhos & C.ª, ao L. Prior do Crato.

Notícias de Guimarães, 17 de Julho de 1938


Comentar

0 Comentários