O Campo da Feira, por George Vivian

O Campo da da Feira visto por George Vivian na década de 1830. Litografia n.º XXII da obra Scenery of Portugal & Spain (1839). Da colecção da Biblioteca Nacional de Portugal.
(clicar na imagem para ampliar)

Na sua visita a Portugal e a Espanha na década de 1830, o pintor e desenhador inglês George Vivian produziu um conjunto de desenhos que seriam transpostos por L. Haghe para litografias. Em 1839 foi publicado em Londres um álbum com 35 litografias aguareladas, entre as quais se contam duas referentes a Guimarães, uma vinheta mostrando o Padrão da Oliveira e uma vista do Campo da Feira. Esta última tem o n.º XXII e a seguinte descrição (tradução nossa):

Guimarães, no Entre Minho e Douro. Este foi um antigo domínio da família Bragança e guarda, entre outras antiguidades da Idade Média, os restos de um belo Castelo pertencente, também àquela família. O desenho representa uma vista tirada dos muros da cidade em frente da ponte e da igreja de S. Maria do Campo da Feira.

Esta obra de Vivian aparece no texto que hoje transcrevemos, numa reprodução de fraca qualidade. A imagem que encima esta nota é uma reprodução da litografia original da edição de 1839 da obra Scenery of Portugal & Spain. O exemplar reproduzido pertence à colecção da Biblioteca Nacionalde Portugal

Comentar

0 Comentários