Na sua visita a Portugal e a
Espanha na década de 1830, o pintor e desenhador inglês George Vivian produziu
um conjunto de desenhos que seriam transpostos por L. Haghe para litografias.
Em 1839 foi publicado em Londres um álbum com 35 litografias aguareladas, entre
as quais se contam duas referentes a Guimarães, uma vinheta mostrando o Padrão
da Oliveira e uma vista do Campo da Feira. Esta última tem o n.º XXII e a
seguinte descrição (tradução nossa):
Guimarães, no Entre Minho e Douro.
Este foi um antigo domínio da família Bragança e guarda, entre outras antiguidades
da Idade Média, os restos de um belo Castelo pertencente, também àquela
família. O desenho representa uma vista tirada dos muros da cidade em frente da
ponte e da igreja de S. Maria do Campo da Feira.
Esta obra de Vivian aparece no
texto que hoje transcrevemos, numa reprodução de fraca qualidade. A imagem que
encima esta nota é uma reprodução da litografia original da edição de 1839 da
obra Scenery of Portugal & Spain. O exemplar reproduzido pertence à colecção da Biblioteca Nacionalde Portugal
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