Bernardino de Santa Rosa e os Parélios


Parélios,  segundo a Crónica de Nuremberga (1493)

O parélio é um fenómeno natural provocado pela refracção da luz solar em cristais de gelo, que provoca a “visão” de três sóis: o Sol entre duas imagens suas. Antigamente, persistia a crença de que o aparecimento de três sóis anunciava um grande acontecimento.
Três gloriosos sóis, cada um perfeito sol, não separados por nuvens borrascosas, mas brilhando repousados num céu pálido e claro. Olha! Olha! Reúnem-se e abraçam-se, parecendo beijar-se como se houvessem jurado uma aliança inviolável. Agora eles formam um só archote, uma só luz, um único sol. O céu parece querer assinalar algum acontecimento.
William Shakespeare, Ricardo III
No século XVII, já a ciência explicava os parélios como um fenómeno físico, negando-lhe a dimensão de vaticínio. O Padre Bernardino de Santa Rosa, embora aceitando a explicação científica dos parélios, reafirma o seu valor de prognóstico:
Suposta a crítica desses modernos não seriam portentos do Céu aquelas imagens, ou reflexos do Sol, a que os Filósofos chamam Parélios, quando se admiraram no nascimento de alguns Santos, como no do nosso insigne Patriarca São Domingos, aparecendo o hemisfério das Espanhas bordado de três Sóis, como para significar que na sua ditosa esfera nascia uma luz, que havia de vencer com seus raios todos os esplendores do Sol. Também se viram três Sóis no glorioso dia em que nasceu o nosso Angélico Mestre Santo Tomás, como festivos anúncios da imensa luz, daquela sublime doutrina, com que havia de ilustrar toda a igreja. E muito tempo antes, como afirma o mesmo Anjo das Escolas, no artigo 3 da questão 66 da sua terceira parte, viu-se em Espanha este mesmo assombro quando nasceu Cristo Bem nosso.

Bernardino de Santa Rosa (O.P.), Theatro do mundo visivel, filosofico, mathematico, geografico, polemico, historico, politico è critico ou Colloquios varios em todo genero de materias: em os quaes se representa á formosura do Universo é se impugnaõ muytos discursos do sapientissimo Fr. Bento Jeronymo Feijó ..., Na officina de Luis Seco Ferreyra, 1743
Parélios, segundo a National Geographic (em inglês este fenómeno é conhecido com parhelion ou sun dog)

Comentar

0 Comentários