Efeméride do dia: Nascimento de Torcato Peixoto de Azevedo

Pormenor da página de rosto do exemplar da edição de 1572 de Os Lusíadas, onde aparece o nome Azevedo.


2 de Maio de 1622
Nasceu o autor das “Memórias Ressuscitadas da Antiga Guimarães", padre Torcato Peixoto de Azevedo. Era filho de João Rebelo Leite e de Isabel Peixoto de Azevedo. Foi presbítero secular e, além da obra referida, que só se publicou 140 anos depois da sua morte, deixou 22 volumes manuscritos, que constam das vidas de diversos reis de Portugal e Castela, e dos duques de Lorena e Bragança, assim como da descendência da casa da Áustria e da real de Castela, compreendendo doze desse volumes a genealogia das famílias nobres de Portugal.

(João Lopes de Faria, Efemérides Vimaranenses, manuscrito da Biblioteca da Sociedade Martins Sarmento, vol. II, p. 106 v.)

Torcato Peixoto de Azevedo é o autor da mais antiga monografia sobre Guimarães, que foi flagrantemente plagiada por diversos autores, e em especial pelo Padre Carvalho da Costa na parte da sua Corografia em que tratou de Guimarães.
Foi um escritor incansável, tendo deixado 35 volumes de trabalhos manuscritos, dos quais, segundo se lê na nota que antecede a edição de 1845 das suas Memórias Ressuscitadas da Antiga Guimarães, 22 estavam na posse do seu parente, Manuel Peixoto de Guimarães Freitas e Miranda.
Dedicou-se aos estudos da história e genealogia. É muito provável que tenha sido possuidor do exemplar da primeira edição de Os Lusíadas que pertence à Biblioteca da Sociedade Martins Sarmento.
Nasceu a 2 de Maio de 1622.

Comentar

0 Comentários