Escritores vimaranenses (69): Vicente Navarro de Andrade


VICENTE NAVARRO DE ANDRADE, Doutor em Medicina pela Universidade de Coimbra, 1.° Barão de Inhamorin no Brasil, Médico da Câmara Real, etc. — Irmão do dr. Joaquim Navarro de Andrade, já comemorado no tomo IV do Dicionário. — E.
Plano de organisação de uma Eschola Medico-cirurgica, que por ordem de S. A. R. o Príncipe Regente, traçou e escreveu, etc. Rio de Janeiro, Imp. Regia 1811. 8.º  gr. de 72 pág.
Vej. a respeito deste opúsculo o Investigador Portuguez, n.° XVII, pág. 45 e seguintes.
Dicionário Bibliográfico Português, de Inocêncio Francisco da Silva, continuado e ampliado por Pedro V. de Brito Aranha, Tomo VII, Imprensa Nacional, p. 433

VICENTE NAVARRO DE ANDRADE. — V. Dicc, tomo VII, pág. 433. Corrija-se: era irmão mais novo do dr. Joaquim Navarro de Andrade e como ele natural de Guimarães.
Nascera em 26 de Fevereiro 1776 e faleceu em Paris, de um ataque de gota, a 23 de Abril 1850.
Era doutor em medicina, físico-mor da armada real, fidalgo cavaleiro, médico da câmara imperial, comendador da ordem de Cristo, dignitário da da Rosa, oficial do Cruzeiro, e barão de Inhamorin. O imperador D. Pedro I estimava este seu médico pela sua ilustração.
A obra Plano, etc. (n.° 115) foi impressa em 1812 e não em 1811.
Acrescente-se:
Parecer dado por consulta do governo imperial... acerca da febre epidémica de Macacú no anno de 1830. — V. nos Annaes brazilienses de medicina, XI, anos 1857-1858, pág. 320.
Dicionário Bibliográfico Português, de Inocêncio Francisco da Silva, continuado e ampliado por Pedro V. de Brito Aranha, Tomo XX, Imprensa Nacional, p. 12

Comentar

0 Comentários