Efeméride do dia: O aniversário da Rainha.

D. Maria II (1819-1853)


4 de Abril de 1836:
Foi festejado o aniversário da rainha. À aurora, meio-dia e à noite houve girândolas de foguetes e repiques de sinos. À noite toda a vila esteve iluminada. A Sociedade Patriótica reuniu-se no palacete do Toural, todos os sócios e muitos convidados, e aí em uma das salas esteve o busto de S. M. debaixo de um docel e cercado de luzes e flores; serviram-se chá, licores, vinhos, doces e fiambres; recitaram-se poesias e na sala imediata houve vários quartetos de música em que se distinguiram 3 sócios: Agostinho Vicente, juiz de direito de Fafe, João Barroso Pereira e padre João de Azevedo Varela, tocando um hino feito por este compositor. Na fachada do edifício estava uma brilhante iluminação onde aparecia o retrato de S. M., e alternadamente tocava uma banda de música, com outra que em frente se achava, sendo esta paga por uma reunião patriótica de estudantes que, para mostrar a sua satisfação, levantaram ao lado do palacete um templo onde se via a estátua da Constituição e de onde se recitaram várias peças poéticas, com o maior entusiasmo. Na praça foi grande a concorrência de damas e de povo, reinando sempre o maior sossego e civilidade em todos. António do Couto Ribeiro, não acedeu ao pedido que a Sociedade Patriótica lhe fez de uma sala da sua casa, da Rua Sapateira, para esta festa, que também já lha não havia emprestado para as suas sessões, pelo que o "Artilheiro" dá-lhe uma tremenda sova, chamando-lhe miguelista, etc. "Artilheiro".
(João Lopes de Faria, Efemérides Vimaranenses, manuscrito da Biblioteca da Sociedade Martins Sarmento, vol. II, p. 11 v.)

O aniversário da rainha D. Maria II, nascida a 4 de Abril de 1819, era celebrado em Guimarães com grandes manifestações públicas de regozijo  pelo menos desde 1834, ano em que terminou a Usurpação miguelista e lhe foi devolvida a coroa de Portugal. A notícia que vai acima relata as comemorações do ano de 1836, quando a rainha completou 17 e acabava de celebrar o seu terceiro, e definitivo, casamento, com Fernando de Saxo-Coburgo-Gotha.

Comentar

0 Comentários