Efeméride do dia: A Associação Arqueológica Martins Sarmento


Palacete de Francisco Martins Sarmento, onde se realizou a Conferência Arqueológica de 1877.

19 de Abril de 1877
Tem esta data o projecto de estatutos feito pelo dr.Pereira Caldas para a criação do Centro Arqueológico que o mesmo propôs na conferência arqueológica que neste dia se realizou na Citânia de Briteiros, estando presente o presidente da Associação dos Arquitectos e Arqueólogos Portugueses, Joaquim Possidónio Narciso da Silva, e que por proposta de Augusto Soromenho se devia chamar Associação Arqueológica Martins Sarmento.
(João Lopes de Faria, Efemérides Vimaranenses, manuscrito da Biblioteca da Sociedade Martins Sarmento, vol. II, p. 52)
Nos dias 9 e 10 de Junho de 1877, Francisco Martins de Morais Sarmento reuniu em Guimarães a primeira conferência arqueológica que se realizou em Portugal. No primeiro dia, os conferencistas, que representavam as principais cidades portuguesas, participaram numa expedição arqueológica à Citânia de Briteiros. No dia seguinte, os conferencistas reuniram-se na casa de Martins Sarmento, onde discutiram “variados assuntos arqueológicos”, numa sessão que se prolongou até às 2 horas da madrugada. Foi nessa altura que se projectou criar, por proposta do professor Pereira Caldas, um Centro Arqueológico Português, que teria sede em Guimarães, com o objectivo de “iniciar, dirigir, e aconselhar as escavações arqueológicas” em Portugal. Por sugestão de Augusto Soromenho, um dos membros da delegação de Lisboa que participou na conferência, aquela instituição científica deveria adoptar a designação de Associação Arqueológica Martins Sarmento, em homenagem ao arqueólogo vimaranense.
Pereira Caldas apresentou aos conferencistas a proposta de estatutos da futura associação, que tem a data de 19 de Abril de 1877.

Projecto de Estatutos da Associação Arqueológica Martins Sarmento

Comentar

0 Comentários