Escritores vimaranenses (38): Frei Jerónimo de S. José



FR. JERÓNIMO DE S. JOSÉ, Trinitário, Cronista da sua Ordem, etc. — Foi natural de Guimarães; porém não há sido possível apurar até agora as datas do seu nascimento e morte. Espero dizer mais alguma coisa no Suplemento final. — E.
Historia chronologica da esclarecida Ordem da Sanctissima Trindade e Redempção de captivos, da província de Portugal. "Lisboa, na Offic de Simão Thaddeo Ferreira 1789 e 1794. fol. 2 tomos, com VIII-615 pág. e VIII-589 pág.
Não podendo ser tida como modelo de linguagem e estilo, é todavia esta História interessante pela abundância de notícias que contém, das quais não poucas dizem respeito aos sucessos do reino, transcrevendo-se nela muitas cartas, bulas e documentos importantes. Aí se acham também amplos esclarecimentos acerca da fundação da Irmandade da Misericórdia de Lisboa, com várias particularidades, que debalde se procurariam em outra parte: a lista nominal de todos os Provedores, que governaram a dita irmandade desde a sua instituição em 1498 até 1783, etc. etc.
Appendix de algumas cousas mais notáveis, que occorreram a esta nova Historia Chronologica da Ordem da Sanctissima Trindade de Portugal. Fol. de 17 pág. — Não tem indicação, nem lugar de impressão: mas sabe-se que foi estampada na Imp. Régia, e a licença tem a data de 23 de Julho de 1807.
Panegyricos e discursos. Tomo I. Lisboa, na Offic. de Simão Thaddeo Ferreira 1804. 8.º de 250 pág.
Dicionário Bibliográfico Português, de Inocêncio Francisco da Silva, continuado e ampliado por Pedro V. de Brito Aranha, Tomo III, Imprensa Nacional, p. 267

Comentar

0 Comentários