Escritores vimaranenses (32): Frei Gil de S. Bento



FR. GIL DE S. BENTO, Monge Beneditino, cuja cogula vestiu a 20 de Janeiro de 1615. Foi Cronista da sua Ordem, e percorreu os arenitos e cartórios dos conventos e catedrais mais antigos deste reino, em busca de documentos, e para investigação de suas antiguidades. — N. em Vouzela, comarca de Viseu, e morreu no mosteiro da Costa, próximo de Guimarães, a 13 de Novembro de 1664 .— E.
Satisfação apologetica, e quinta essência de verdades, averiguadas e apuradas em cinco respostas pacificas, com que o auctor satisfaz em tudo ás cinco extraordinárias opiniões, que de novo deu á imprensa em sua Chronica contra a religião benedictina o P. Fr. António da Purificação, etc. Lisboa, por Manuel da Silva 1657. fol. de x-323 folhas numeradas só na frente, sem contar as do Índice final.
Às instâncias do autor respondeu o impugnado padre Purificação com o Antídoto Augustiniano. (V. no Diccionario, tomo I, o n.° A, 1312.) A controvérsia versava sobre a prioridade da fundação das Ordens beneditina e augustiniana, e da sua respectiva entrada em Portugal: a cujo respeito os contendores despregaram torrentes de erudição, que talvez poderiam empregar mais utilmente. Vej. o que digo sobre igual polémica no tomo II, n.° F, 419.
Dicionário Bibliográfico Português, de Inocêncio Francisco da Silva, continuado e ampliado por Pedro V. de Brito Aranha, Tomo III, Imprensa Nacional, pp. 142-143

Comentar

0 Comentários