Escritores Vimaranenses (30): Gaspar Estaço



GASPAR ESTAÇO, Cónego da colegiada de Santa Maria da Oliveira de Guimarães, irmão de Baltasar Estaço, do qual fica feita memória no tomo I este Dicionário. Foi varão douto, e estudioso investigador das antiguidades deste reino.—Nasceu em Évora, sem que todavia conste quando, nem também o ano em que faleceu.— E.
Varias antiguidades de Portugal. Lisboa, por Pedro Craesbeeck 1625. fol. de XII-332 pág., e mais 24 sem numeração, que contém o Índice.  — No fim da mesma obra, e no próprio volume segue-se: Tractado da linhagem dos Estaços, naturaes da cidade de Évora, o qual contém uma defensão da nobresa do sangue, e outra das armas, com o principio das insígnias das famílias particulares. Consta de 52 pág.
Há duas edições deste livro, que se havemos de estar pelo que dizem os nossos antigos críticos, e com eles o P. João Baptista de Castro, é escrito com acerto, erudição e elegância. A primeira, que acabo de descrever, é algum tanto rara, havendo contudo dela exemplares na Biblioteca Nacional, e em todas as principais de Lisboa. O seu preço no mercado, variável como o é sempre o dos livros desta ordem, tem chegado até 4:800 réis; e Brunet fala de um exemplar vendido por 8 florins 50 cent. na venda Mcerman.
A segunda edição, feita, por indústria do livreiro Luís de Morais, em Lisboa, na Oficina. dos herdeiros de António Pedroso Galrão 1754. 4.° de 518 pág., também já não é vulgar, e com quanto incorrecta e em mau papel, goza hoje de alguma estimação, e os exemplares correm de 800 até 1:200 réis. — Um que possuo, pertenceu ao Visconde de Almeida Garrett, em cujo espólio o comprei por 720 réis.
Dicionário Bibliográfico Português, de Inocêncio Francisco da Silva, continuado e ampliado por Pedro V. de Brito Aranha, Tomo III, Imprensa Nacional, pp. 128-129

Comentar

0 Comentários