Escritores Vimaranenses (27): Francisco Martins de Gouveia Morais Sarmento


FRANCISCO MARTINS DE GOUVEIA MORAIS SARMENTO, Bacharel formado em Direito pela Universidade de Coimbra, cujo grau tomou a 10 de Julho de 1853. Nasceu em Guimarães a 8 de Março de 1833, e é filho de Francisco Joaquim de Gouveia Morais Sarmento e D. Joaquina Rosa de Araújo Martins. —  E.
Poesias, por F. Martins. — Porto, na Typ. de Sebastião José Pereira 1855. 8.° gr. de 213 pág. — São divididas em duas partes, de que a primeira se intitula Poesias várias, contendo 37 peças poéticas, e a segunda Paginas de um livro, com 39 ditas.
Eis-aqui o que a propósito deste livro (do qual até agora só vi em Lisboa um exemplar) me escreveu há pouco pessoa, cujo voto me parece de algum peso: “Há nas poesias de F. Martins pensamentos elevados, expressos com entusiasmo poético. Muitas estrofes revelam génio e talento no autor, apesar de certos descuidos triviais, que ele decerto emendaria, se mais pausado desse a sua obra ao prelo. Imprimiu-a no fogo da juventude, e isso o desculpa. Não lhe acho razão para chamar a si, como ultimamente tem feito, quantos exemplares pode haver do seu livro, a ponto de o tornar hoje muito raro no mercado. A crítica severa, e talvez injusta por excessiva, que contra o autor e a obra escreveu o P. Clemente José de Melo, hoje pároco de Prazins, e então estudante da Universidade, levou por certo o jovem poeta a dar tão errado passo, e o impediu talvez de publicar, como prometera, a segunda parte das Páginas de um livro.
Anteriormente à impressão daquelas poesias, o autor havia já apresentado algumas amostras do seu talento poético na Miscelânea e no Bardo, jornais do Porto
Dicionário Bibliográfico Português, de Inocêncio Francisco da Silva, continuado e ampliado por Pedro V. de Brito Aranha, Tomo III, Imprensa Nacional, p. 6

Nota: a data de nascimento está errada. Sarmento nasceu no dia 9 de Março de 1833.

Comentar

0 Comentários