Modos de ler

Mais do que um novo visual, este blogue tem agora novas funcionalidades, nomeadamente a possibilidade de cada leitor escolher o modo de leitura que mais lhe agrada. O processo de navegação é simples, permitindo aceder mais rapidamente à informação. Na barra horizontal negra que aparece na parte de cima, do lado esquerdo, é possível escolher o modo de apresentação da informação, entre sete alternativas, clicando nos itens do menu que se apresenta da seguinte forma:


Por defeito, o que aparece quando se acede ao blogue é a apresentação sob a forma de Magazine, que apresenta os títulos e o início das mensagens, bastando clicar em qualquer ponto da área ocupada por essa informação para aceder à leitura completa dos posts, abrindo-se então uma janela como a seguinte:
Clicar para ampliar
Nessa janela encontra-se a informação completa, assim como a possibilidade de inserção de comentários. Na parte superior, do lado esquerdo, surge a possibilidade de navegar para o post seguinte ou para o anterior.

Do lado direito da página inicial, encontra-se uma barra  de ícones que permite aceder a informação que se encontrava na barra lateral no formato anterior do blogue. Para a colocar à vista, basta mover o cursor do rato para a extremidade esquerda do monitor:

Nesta nova apresentação, deixou de aparecer, ao fundo, a possibilidade de aceder às "postagens mais antigas", uma vez que todos os posts aparecerão na página inicial. Para tal, basta ir rolando para baixo.


PS: Testei este novo layout nos browsers mais comuns (Internet Explorer, Firefox, Chrome, Opera, Safari, Maxthon), tendo verificado que, regra geral, funciona perfeitamente. No entanto, no Opera e em algumas versões do Internet Explorer, não há acesso ao menu superior, (o que permite escolher o modelo de apresentação), nem ao menu lateral, nem à caixa de comentários. Tudo o mais, funciona correctamente.

Por último, falta acrescentar que o motor de busca que aparece no canto superior direito é muito eficaz e rápido.

PS (bis): Para quem se sentia mais confortável com o modo de apresentação antigo, aconselho a opção "Classic" no menu de cima, porque tem um modo de funcionamento muito semelhante ao anterior.

Comentar

0 Comentários