Guimarães vista por um alemão


Johann Centurius Hoffmannsegg (1766-1849) 

O Conde de Hoffmannsegg é um botânico alemão que acompanhou Heinrich Friedrich Link na sua expedição  de finais do século XVIII a Portugal, onde esteve entre 1798 e 1801.  Acerca da sua passagem por Guimarães, escreveu a seguinte nota, num texto publicado como suplemento à obra de Link, Travels in Portugal: 

A cidade de Guimarães, a primeira residência dos reis de Portugal, está situada numa planície fértil, matizada com árvores. As casas são bem construídas, equipadas com janelas (algo que não é comum em Portugal e em Espanha, em cidades pequenas) e rebocadas; as ruas são amplas e mais limpas do que na maioria das outras cidades. A cidade divide-se em Vila Velha e Nova, a primeira das quais está construída na forma de um anfiteatro. Nos arredores de Guimarães, existem vários banhos quentes, que são muito apreciados. As águas destes banhos têm um sabor semelhante a enxofre, estão à temperatura de cerca de 40 º de Reaumur e jorram de um leito de granito. Alguns vestígios de termas romanas foram descobertos aqui, incluindo um pavimento de mosaico.

Travels in Portugal, by cont de Hoffmansegg, edited by M. Link, being a supplement to his former Travels in that country, pp. 337, Paris, 1805 (in The Anti-Jacobin review and magazine, Volume 25, Londres, 1807, p. 481)

Comentar

0 Comentários