De volta ao pasmatório

Toural, 12:00 de hoje.
(clicar para ampliar)
Dia de Natal. Meio-dia. Os sinos da torre de S. Pedro tocam o hino de Guimarães. Na grande praça, os vimaranenses, teimosos como só eles, reincidem em contrariar os que prenunciavam (e também os que desejavam) que o novo Toural seria um desastre. Deserto, vazio, espaço por onde se passa mas onde não se vive, não-lugar lhe chamaram aqueles que anunciavam que a requalificação tinha tudo para dar errado. Afinal, deu certo. A praça voltou a ser o lugar onde as pessoas se juntam para discutirem as trivialidades do dia-a-dia. Está de volta a nossa sala de receber, o nosso sítio de ver e de mostrar, o nosso pasmatório.

Comentar

9 Comentários

Anónimo disse…
O sol, no Inverno,sabe bem. O pior é no Verão.
Talvez devido à crise a Póvoa do Mar seja trocada pelo Toural e então para além dos banhistas teremos também muitos mirones.
Não percebo qual seja o problema. No Verão, não faltará sombra para quem a procure, entre o Toural e a Alameda. Além do mais, boa parte dos bancos do Toural estarão à sombra das árvores, o que não sucedia no passado.
Anónimo disse…
O Toural tá lindo, porra.
Falta talvez, algo, no seu meio, para ganhar ainda um pouco mais de vida.
Então a Alameda, um verdadeiro espaço a nível dos melhores.
Mesmo á semana, é notório, muito mais pessoas a passear no seu areal...
Parabéns Guimarães.

Ferreira M. (Fafe)
J.Xavier disse…
Gostaria de chamar a atenção, do Dr.Amaro das Neves -se me permite- para o facto do passeio da Paio Galvão (Junto ao Bolama),estar em PÉSSIMO estado para as pessoas.
Existem dois buracos, onde já algumas pessoas, caíram, especialmente idosas.
É uma imagem muito feia da rua, e como está junto ao supermercado, frequentado por muitas pessoas, coloca, evidentemente em risco novos e velhos.
Agradeço, na medida do possível a sua atenção.
Obrigado.
J. Xavier,

Tenho reparado no que me diz. A degradação do passeio tem-se vindo a acentuar progressivamente e é devida à paragem de camiões que fazem cargas e descargas para o supermercado (costumo testemunhá-las todos os dias, quando lá passo um pouco depois das 8 horas da manhã).
PS: Acabo de saber que o assunto já está a ser resolvido por quem tem competência para o fazer.
é dos poucos passeios personalizados que existem em Guimarães (assim de repente só me lembro existir, além deste, o pormenor do passeio em frente à SMS).
Leite Costa disse…
Tenho uma sobrinha no Bolama, que já me disse que acontecem com frequencia acidentes nesse passeio.
Quando chove, então é uma completa desgraça, originando até, pancadaria...
Anónimo disse…
Gosto muito do novo Toural, mas tenho alguns aspectos a criticar.
Sou da opinião que foi uma oportunidade perdida para se retirar de vez o trânsito no Toural, no mínimo no acesso à R. St. António.
Fora isso, só acho que o Toural está muito mal iluminado à noite. No mínimo a fonte deveria estar mais iluminada, com focos embutidos no chão para lhe dar mais realce.