Duas inglesas em Guimarães (1)




Ann Bridge era mulher do embaixador britânico em Portugal, na década de 1940. Cultivava, como amadora, a arqueologia e a botânica. Tendo-lhe sido pedido que escrevesse um guia de viagem em Portugal, trabalharia nele com a sua amiga Susan Lowndes. Juntas, percorreram o país, de automóvel, em busca de locais raramente visitados pelos estrangeiros. Das suas incursões por Portugal, resultaria o livro A Selective traveller in Portugal que, na sua edição Portuguesa (Quidnovi, 2009), receberia o título Duas Inglesas em Portugal - Uma viagem pelo país nos anos 40. Algumas páginas deste guia (261 a 264) são dedicadas a Guimarães. Aqui as deixo, com um agradecimento especial ao meu amigo Belmiro Oliveira, que me deu a conhecer este livro.

A primeira capital de Portugal no século XII foi Guimarães, uma cidade limpa e bonita, actualmente centro do comércio do linho no país. (Numa loja pintada de azul, na praça principal, a Casa dos Linhos, pode comprar-se uma grande variedade de linhos de todas as qualidades fabricados localmente.) A cidade estende-se por uma encosta relvada coroada pelo castelo com ameias, com nove torres, do século XII; no sopé desta colina, ergue-se o palácio lastimavelmente restaurado dos Duques de Bragança, ao qual um arquitecto moderno acrescentou um tecto de mansarda com telhas cor-de-rosa gritantes, para grande fúria e desgosto dos habitantes de Guimarães. O palácio foi erguido em redor de uma grande praça quadrada e deverá ter tido alguns pormenores engraçados de portas e janelas, mas agora é tudo de tal modo novo que tem pouco interesse.
A meio caminho da elevação relvada sobre a qual se ergue o castelo, localiza-se a enternecedora igrejinha românica de São Miguel do Castelo, na qual foi baptizado D. Afonso Henriques, o primeiro rei de Portugal. Foi sempre uma capela real, o que em Inglaterra se designa por capela “peculiar”; quer dizer, liberta da administração diocesana normal e directamente dependente de Roma. Ainda hoje, esta paróquia continua a ser de facto, e na lei, diferente das outras.
Guimarães tem dois museus. O Museu Martins Sarmento, situado no antigo convento dominicano da Rua de Paio Galvão, que alberga as descobertas pré-históricas e iniciais do distrito, em particular as das Citânias de Briteiros e Sabroso, nomeadamente a famosa Pedra Formosa de Briteiros, e a entrada em granito esculpido de Sabroso. Está demasiado cheio, mas tão bem arranjado quanto o permite o espaço disponível e cuidadosamente catalogado. Deve o seu nome ao arqueólogo local que, em finais do século XIX e nos inícios do século XX, dedicou toda a sua vida e fortuna a escavar a Citânia de Briteiros. O outro museu situa-se no pequeno claustro e nos anexos da igreja da Colegiada de Nossa Senhora da Oliveira; alberga alguns exemplos magníficos de escultura policromática e está perfeitamente arranjado e requintadamente instalado no pequeno claustro e nas divisões adjacentes.
Ann Bridge e Susan Lowndes, Duas Inglesas em Portugal - Uma viagem pelo país nos anos 40, Quidnovi, 2009, p. 261

Comentar

0 Comentários