A Praça da Oliveira (3)


O tanque da Oliveira, numa fotografia de meados do séc. XIX.
(clicar para ampliar)
Um dos elementos que, até ao início do século XX, marcavam presença na Praça da Oliveira, preenchendo-a com o rumor da água que escorria das suas três bicas, era o tanque-chafariz quinhentista que se encostava à torre da Colegiada. A água que debitava, vinha do manancial da Penha e chegava-lhe através do Cano da Vila. Foi instalado no século XVI e desmantelado em 1904, aquando da montagem do sistema de abastecimento público de água ao domicílio. Havia tempos que se defendia a sua remoção, pelos danos que a humidade causava aos magníficos túmulos dos Pinheiros, que ocupam no interior da torre.
O tanque da Oliveira, entre o final do século XIX e o início do séc. XX. Repare-se na diferença do muro frontal do tanque (desapareceu a reentrância central visível na primeira fotografia. Terá acontecido quando, na década de 1870, a oliveira da praça foi derrubada e o seu tronco replantado no interior do tanque.
(clicar para ampliar)

Praça da Oliveira, depois de 1904. Notem-se as marcas que ficaram na parede da torre, depois da remoção do tanque.
(clicar para ampliar)

Praça da Oliveira, depois de 1904. Depois da remoção do tanque, foi instalado um bebedouro no mesmo local (visível nesta fotografia).
(clicar para ampliar)

Comentar

0 Comentários