As Nicolinas de 1864

Festejos escolásticos. - Começaram na terça-feira de tarde os festejos escolásticos que a juventude estudiosa desta cidade costuma fazer anualmente por esta ocasião e que vulgarmente são denominados o S. Nicolau. Naquele dia, ao anoitecer, chegou à praça do Toural, precedido de grande número de tambores e seguido da música desta cidade, o pinheiro que serve para a bandeira que anuncia os festejos.

Na madrugada do dia seguinte os estudantes percorreram as ruas da cidade com a música que, entre outras peças, tocou alternadamente o hino escolástico.

Na madrugada de hoje houve música outra vez; e na madrugada de segunda leira 5 do corrente terá lugar um magusto na praça do Toural.

Na tarde deste dia sairá o bando, e na terça leira 6 farão os estudantes a costumada distribuição da renda, e haverá bailes de máscaras.

Religião e Pátria, n.º 17, 4.ª série, Guimarães, 3 de Dezembro de 1864

Festividade. – Celebrou-se no dia 6 do corrente, na igreja da Insigne e Real Colegiada desta cidade, a festa de S. Nicolau. Houve missa solene com exposição do Santíssimo Sacramento e sermão, sendo orador o rev.º padre José Leite de Faria Sampaio.

Festejos escolásticos. – Terminaram na terça-feira passada os festejos escolásticos que fazem os estudantes desta cidade. Em todo o tempo que eles duraram reinou a maior ordem e sossego.

Noticiamos agora o mais que se fez além do que dissemos no número passado.

Nas madrugadas de domingo e segunda-feira houve música, e, nesta última, teve lugar na praça do Toural o costumado magusto. Na tarde deste dia saiu o bando, e na terça fez-se de manhã a distribuição da renda, entrando os estudantes na cidade precedidos de uma banda de música; e de tarde saíram dois vistosos bandos de máscaras, vestidos a carácter.

Religião e Pátria, n.º 18, 4.ª série, Guimarães, 10 de Dezembro de 1864

Comentar

0 Comentários