Texto Publicado por José Sampaio no número único de "A Apotheose", publicado em Guimarães no dia 19 de Outubro de 1887, aquando da inauguração da estátua de Afonso Henriques:
Guimarães é, dizem, o berço da monarquia. - Não sei se todos o dizem sinceramente com respeito pelas suas tradições históricas; mas a verdade é que os factos autorizam em certa maneira esta designação.
Naquele gigantesco baluarte de granito, que coroa o alto da cidade, viveu a corte do Conde Borgonhês D. Henrique, primeiro governador do condado Portucalense, e de D. Tareja, a formosa filha de Afonso VI de Castela, a qual ali deu à luz Afonso Henriques.
Quem souber interrogar aquelas negras muralhas, há-de ouvir contar como se formaram as primeiras conspirações para quebrar a vassalagem prometida ao suserano de Leão, e se agitaram as grandes questões políticas e diplomáticas, que guiaram D. Henrique no intento de estabelecer a independência do reino; como se formaram planos militares e como, enfim, por mais duma vez dali saíram as mesnadas dos barões portugueses a embater ao norte os leoneses e ao sul os sarracenos.
Não lhe é pois de todo mal cabido o epíteto de berço da monarquia.
Guimarães.
José Sampaio.
0 Comentários