Novais Teixeira, escritor e tradutor

Madrid. 5 de Março de 1934. Retrato do jornalista Joaquim Novais Teixeira, busto. Com dedicatória manuscrita a tinta preta na emulsão: "A Manuel Mendes, com um abraço do Novais Teixeira. Madrid 5-3-1934". Da colecção da Fundação Mário Soares.

Joaquim Novais Teixeira foi uma figura destacada da nossa cultura ao longo do século XX. Além da sua colaboração na Grande Enciclopédia Portuguesa e Brasileira, de que foi secretário-geral, o seu nome aparece associado a diversas publicações. Dele conhecemos uma obra da juventude, um livrinho de poesia intitulado Pinhas bravas, publicado em 1918. Dedicou-se também à tradução, tendo transposto do castelhano para português diversas obras. Esta actividade foi particularmente intensa no ano de 1927. No Brasil, teve particular ressonância a edição que preparou das cartas do Padre António Vieira, que veio ao lume pela primeira vez no ano de 1948.

Aqui fica uma breve lista de obras às quais está associado o nome de Novais Teixeira, como autor, como tradutor e como organizador:

TEIXEIRA, Joaquim Novais, Pinhas bravas, Novais Teixeira. - Porto: A. Luz, 1918.

BAROJA, Pio, A vida dos átomos. Trad. Novais Teixeira. Ilustração de Almada Negreiros. Lisboa: Aillaud. A. 3, n.º 72 (Natal 1928), p. 48-49.

Dias Decisivos. A Defesa das Américas. Tradução de Joaquim Novais Teixeira. Rio de Janeiro: Atlântica Editora, 1941.

INSUA, Alberto, A Mulher que precisa de amor, trad. de Novais Teixeira. - Porto : Civilização, 1927..

INSUA, Alberto, A Mulher que esgotou o amor: romance da actualidade, trad. de Novais Teixeira. - Porto: Civilização, 1927. - 325 p.

FERNANDEZ FLOREZ, W., A Tragédia da Chave, trad. de Novais Teixeira; il. de Almada Negreiros, Ilustração, Lisboa, 3 (69) 1 Nov. 12928, p. 23-24

MÁS, José, A orgia: romance sevilhano, trad. de Novais Teixeira. - Porto: civilização, 1933.

MATA, Pedro, Um grito na noite: romance, trad. de Novais Teixeira. - Porto: Livraria Civilização, 1927.

ZOZAYA, António, As auroras. Trad. de Novais Teixeira. - Porto: Livraria Civilização, 1927.

HERNÁNDEZ CATÁ, Alfonso, Os sete pecados; tradução de Novais Teixeira. - Porto: Livraria Civilização, 1927.

VIEIRA, António, Cartas, Selecção de Novais Teixeira, com prefácio de Luís de Paula Freitas. Rio de Janeiro, W. M. Jackson, 1948.

Comentar

0 Comentários