Da Praça da Oliveira



Do lugar em que está plantada a milagrosa Oliveira de que a Senhora toma o título.

Ordinariamente, toda a povoação tem um lugar de recreio, e festejos de seus habitadores, a que vulgarmente chamam Praça. Muitas tem a vila de Guimarães, sendo a mais principal a que está defronte da porta principal da Igreja de Nossa Senhora, aonde está situado o Padrão da Senhora da Vitória, e defronte dele, no meio da dita praça, para o Poente, está plantada a milagrosa oliveira de que tomou o título a Mãe de Deus, a qual tem o tronco guardado por um pilar de pedra lavrado, para mostrar no resguardo e asseio a devoção dos moradores. Está o pilar cercado de assentos, aonde os cavaleiros da vila de contínuo se juntam e sentam para a conversação, e sucede algumas vezes que, neste fresco e agradável agasalho, esperam alguns os graciosos borrifos da madrugada, achando-o mais próprio a seu sono do que o calor de suas habitações. 

Da compostura da Praça da Oliveira.

A Praça do Padrão da Vitória em que está plantada a oliveira, é toda ladrilhada de pedra. e por ser o sítio em que se fundou o novo Burgo, como dissemos, lhe chamaram Praça Maior, que com igual grandeza fazem majestosa a Povoação. É esta Praça vistosa pela assistência do Padrão da Senhora, e agradável pelo sussurro das três bicas de água que correm no seu tanque, pela nobre torre dos sinos da Igreja Colegiada e pela ocorrência de gente que a ela vem. É fechada pelo nascente pela Igreja Colegiada, e dali a Poente pelas casas de seus vizinhos, todas com alpendradas sobre colunas de pedra. De Poente a Norte se adorna com a Casa da Câmara e Audiências que, estando sobre arcos de pedra, dão passagem para que desta praça possam passar à outra do peixe, aonde está situada a Igreja de S. Tiago, que foi antigamente Templo de Ceres, no qual o sagrado Apóstolo, derrubando os ídolos, colocou a imagem de Nossa Senhora, cuja imagem depois foi trasladada para o Mosteiro de Mumadona, que hoje é a Real Colegiada da Oliveira.
As Casa da Câmara e das Audiências estão místicas, e ambas fazem frente para a Praça Maior, com uma galeria de janelas com grades de ferro de encosto pintadas e douradas. São ambas coroadas de ameias, e no alto de suas paredes têm o escudo das Armas de Portugal iluminado. Seria a Praça mais majestosa se fossem mais liberais em lhe dar maior terreno.
(in Padre Torcato Peixoto de Azevedo, Memórias Ressuscitadas da Antiga Guimarães, manuscrito de 1692, caps. 85 e 86.) 




Comentar

2 Comentários

Anónimo disse…
Excelente Blog.
Gerência disse…
CAFÉ TOURAL
Já abriu. Pode visitar-nos nas nossas instalações provisórias.