Homenagem de Braga a Albano Belino


Na próxima sexta-feira, 28 de Setembro, pelas 21:30, realiza-se no Museu D. Diogo de Sousa uma sessão de homenagem a Albano Belino (1863-1906), promovida pela Câmara Municipal de Braga, no âmbito do programa “Partilhar Memórias”, desenvolvido por aquela autarquia para assinalar as Jornadas Europeias do Património. O arqueólogo Albano Belino é uma figura destacada da cultura portuguesa da viragem do século XIX para o século XX, com um percurso de vida singular. Nasceu em Gouveia e foi, em simultâneo, cidadão de Guimarães e de Braga. Durante a homenagem, será lançado um volume com as Obras Bracarenses de Albano Belino, editado pela Câmara Municipal, com a colaboração da Biblioteca Pública de Braga, e que eu tenho o grato privilégio de apresentar.


Braga presta homenagem a Albano Belino
O Município de Braga organiza esta Sexta-feira, 28 de Setembro, uma sessão de homenagem a Albano Belino, iniciativa realizada no âmbito das Jornadas Europeias do Património que este ano decorrem sob o mote “Partilhar Memórias”.
A iniciativa, que irá decorrer a partir das 21h30, no Museu D. Diogo de Sousa, conta com a reedição do seu legado historiográfico sobre Braga, cuja apresentação estará a cargo de António Amaro das Neves.
Albano Ribeiro Belino (1863-1906) é um dos nomes maiores na salvaguarda do património bracarense. Precursor das pesquisas sobre o legado de Bracara Augusta, devotou um conjunto significativo de estudos e publicações a Braga, tendo ainda reunido um valioso espólio arqueológico com a finalidade de criar um museu.
Desiludido com a falta de entusiasmo bracarense, acabou por deixar o seu legado à Sociedade Martins Sarmento. O Museu com que sonhara acabaria por nascer doze anos após a sua morte, embora só tenha realmente funcionado na contemporaneidade.
«Hoje, convictos da valia do seu contributo para a nossa memória colectiva, prestamos a melhor homenagem que Albano Belino desejaria: tornar novamente acessíveis as suas mais relevantes publicações sobre a cidade que tanto estimou», refere a Vereadora da Cultura, Lídia Dias, na nota de abertura do livro que será lançado esta sexta-feira.
A reedição das obras de Albano Belino, nas quais se contam, entre outras, a “Arqueologia Cristã” ou “Inscripções e lettreiros da cidade de Braga e algumas freguezias ruraes”, contou com a especial colaboração da Biblioteca Pública de Braga.

Comentar

0 Comentários