Pudim francês



Do manuscrito com receitas de que falei antes, experimentei a receita do pudim francês, que é completamente diferente da que eu conhecia muito bem (era o pudim que a minha avó fazia e, alguns de nós, não tinham dificuldade em despachar um inteiro…). A tal receita é a seguinte:

Pudim francês
Empregue-se um litro de leite, 18 gemas de ovos, 500 gramas de açúcar refinado, casca de limão ralado, canela e sal; misture-se tudo, menos os ovos, coe-se por peneiro de seda, misturem-se bem os ovos e deite-se na forma de louça vidrada, untada de açúcar em ponto, coza-se em banho de água, queimado.

Preparei metade da receita e não usei uma forma normal de pudim, em metal. O resultado não se vê na fotografia, que não ficou lá grande coisa... O pudim é leve, aveludado, moderadamente doce, mais próximo, mas em melhor, do pudim flan do que do nosso pudim de ovos.

Já agora, aqui fica também a receita de pudim francês da minha avó, na versão “meia dúzia de ovos”. É a seguinte: uma chávena “almoçadeira” de leite, 250 gramas de açúcar, colher e meia de farinha maizena, um cálice de vinho do porto, 1 pitada de sal. Mistura-se tudo muito bem e leva-se a cozer em banho-maria em forma de pudim (pequena) untada com açúcar em ponto de caramelo. Para um pudim maior, é só duplicar as quantidades.

Comentar

0 Comentários