Sinais de fumo

Notícia do jornal Imparcial de 8 de Fevereiro de 1878

Em nossas casas, abrimos uma janela e dela vemos o Mundo. Vivemos de tal modo mergulhados numa realidade onde o tempo corre em aceleração contínua, que mal nos apercebemos do que muda à nossa volta. Hoje, pouco passava das seis da tarde,  os sinos do carrilhão de S. Pedro do Toural começaram a tocar, celebrando algo que, naquele preciso momento, tinha acabado de acontecer a mais de dois mil quilómetros de distância.
A notícia da morte do Papa Pio VII, ocorrida em 10 de Agosto de 1823 só foi conhecida em Guimarães a 25 de Setembro seguinte. A eleição do seu sucessor, Leão XII, aconteceria no dia 28 de Setembro de 1823, mas a notícia demorou 42 dias a ser conhecida em Guimarães.
O papa que se seguiu, Pio VIII, foi investido no dia 31 de Março de 1829, mas por aqui só se soube a 26 de Abril. O seu pontificado seria curto, já que faleceu em 1 de Dezembro de 1830, o que se soube em Guimarães 25 dias depois. A eleição do patriarca que lhe sucedeu, Gregório VII, com o fumo branco a erguer-se da chaminé do Vaticano no dia 2 de Fevereiro de 1831, seria conhecida em Guimarães no dia 24 do mesmo mês.
Gregório XVI faleceu a 1 de Junho de 1846, mas só um mês depois, a 1 de Julho, é que os sinos de Guimarães se dobraram em sinal de luto. Seguiu-se o Papa Pio IX, eleito a 16 de Junho de 1846. Mas tardariam 41 dias até se escutarem os repiques festivos da Colegiada e das outras torres sineiras de Guimarães.
Pio IX, a quem os vimaranenses haveriam de erigir uma estátua na Penha, faleceu no dia 7 de Fevereiro de 1878. No dia seguinte, o jornal Imparcial, de Guimarães, saía a público com uma pequena nota de última hora, em que anunciava: “Segundo notícias telegráficas de Roma, faleceu ontem, às 3 horas, Sua Santidade Pio IX”. Eram os novos meios de comunicação a encurtarem as distâncias. Ninguém o sabia ainda, mas o Mundo começava a transformar-se numa aldeia global.
Hoje, quando passavam 5 minutos das 18 horas, anunciava-se em Roma um novo papa. No mesmo instante, as janelas de todo o Mundo espreitavam a chaminé da Capela Sistina.
Entretanto, em Roma, continua a comunicar-se através sinais de fumo.

Comentar

0 Comentários