Guimarães, segundo Craesbeeck (1)


Em 1726, Francisco Xavier da Serra Craesbeeck, Corregedor da Comarca de Guimarães, escreveu as suas Memórias Ressuscitadas da Província de Entre-Douro-e-Minho no ano de 1726, manuscrito que foi publicado em 1993, e onde é traçada uma descrição de Guimarães, que aqui iremos reproduzir:

Descrição desta vila

1. Ilustram a fundação de uma república insigne: terreno feliz, fundadores ilustres, antiga fundação, bons ares, águas salutíferas, fertilidade nos mantimentos, riqueza, comércios, esplendor nos edifícios, religião católica, esforço bélico, ciência literária, exercícios fabris industriais, governo dominante, regulado e político, e habitadores nobres: qualidades todas informantes de uma perfeita colónia, unidas para lustre de Guimarães. Todas estas prerrogativas tinha Guimarães com eminência, e todas hoje com melhores multiplica, como epilogara uma breve descrição de sua fertilidade.

(in Francisco Xavier da Serra Craesbeeck, Memórias Ressuscitadas da Província de Entre-Douro-e-Minho no ano de 1726, Edições Carvalhos de Basto, Lda., Barcelos, 1993,p. 82)
[continua]

Comentar

0 Comentários