E sai a fonte...


(clicar para ampliar)
 
Passa por, por estes dias, um século sobre a data em que a estátua de D. Afonso Henriques foi transferida do Terreiro de S. Francisco para o Toural, onde ficaria até 1940.

(clicar para ampliar)

Em 1940, aquando da celebração dos centenários, o monumento esculpido por Soares dos Reis foi transferido para a "Colina Sagrada". Na altura, perdeu o pedestal original, de mármore, que foi substituído por um novo, em granito. A remoção da estátua foi como a fotografia acima documenta.
 

(clicar para ampliar)
 
Anos mais tarde, já em 1953, depois de muita discussão sobre o que fazer para preencher o vazio deixado pela estátua de Afonso Henriques, foi implantada no miolo do jardim do Toural uma fonte  monumental que serviu apara assinalar o primeiro centenário da elevação de Guimarães a cidade. Os seus elementos centrais são um obelisco em granito e uma estátua em bronze representando a Vitória ou a Independência. O monumento foi desenhado pelo Arquitecto Sequeira Braga e a escultura é obra do Escultor Eduardo Tavares.

(clicar para ampliar)
 
Hoje mesmo, repete-se 1940: está a ser desmontada fonte-monumental. Ainda não se sabe qual será o seu destino.

Comentar

3 Comentários

Cristina Torrão disse…
E sabe-se o que vai para o lugar da fonte?
Para o lugar da fonte, propriamente dita, não vai nenhuma peça de arte ou "mobiliário" urbano. o miolo da praça vai ficar amplo, com novo desenho da calçada as pedras de quartzo e basalto que lá estão desde finais da década de 1920. O novo desenho foi encomendado à artista Ana Jotta e há curiosidade para se perceber como funciona e se tem, ou não, leitura ao nível do chão. Ao Toural voltará, par ao seu lugar de origem, no topo Sul, o magnífico chafariz quinhentista que foi levado em finais do século XIX para o jardim do Carmo (actual Largo Martins Sarmento).
Cristina Torrão disse…
Interessante. Obrigada pelas informações.