Futebol e vizinhança – a rivalidade Guimarães-Braga dentro e fora de campo (2)




O jogo, supostamente amigável, entre o Vitória de Guimarães e o Sporting de Braga, realizado em Braga no dia 12 de Junho de 1932 seria marcado por diversos incidentes. As primeiras notícias seriam dadas no dia seguinte, pelo jornal Notícias de Guimarães, que começara a publicar-se no início daquele ano. Aí, o jornalista trazia à memória os acontecimentos de 28 de Novembro de 1884, que se resultaram em enxovalhos e agressões aos procuradores de Guimarães à Junta Distrital de Braga:

Foot-Ball

No Campo dos Peões, em Braga, com uma assistência numerosíssima, realizou-se ontem um sensacional encontro entre o "Vitória Sport Club", desta cidade e o "Sporting", daquela.

A hora tardia a que o mesmo acabou não nos permite fazer uma notícia larga.

Diremos todavia que o grupo vimaranense foi forçado a abandonar o campo antes do final do desafio, em virtude da pouca correcção dos bracarenses, que chegaram a agredir, em pleno campo, os nossos jogadores. Se bem que o facto nos não causasse admiração atendendo a que já na mesma cidade os nossos ilustres e saudosos conterrâneos snrs: Conde de Margaride, José Martins Minotes e Dr. Joaquim Meira, foram também vítimas dum ódio mesquinho, lamentamo-lo sinceramente.

(Notícias de Guimarães, n.º 23, de 13 de Junho de 1932)

Comentar

0 Comentários