O Toural, em vista aérea, no dia de hoje (clicar para ampliar)
Eis o Toural visto do céu, numa fotografia tirada hoje pela minha maquineta. Eis aqui a praça de que todos falam, em toda a sua grandeza, sob a sombra da basílica imperfeita.
A fotografia foi tirada no âmbito de um projecto chamado "Guimarães vista do céu", de que irá resultar um livro com fotografias aéreas de Guimarães, do fotógrafo Filipe Jorge, da Editora Argumentum (que, aproveito para divulgar, na próxima quarta-feira irá lançar um interessante "Guia de Arquitecura de Guimarães", no espaço da CEC da rua de Camões), e texto meu, o que m,e deu o privilégio de fazer todos os voos de recolha de imagens (hoje terá sido o último, para fotografar o Toural com as obras prontas). Não tem segredo, portanto
A fotografia foi tirada pouco depois das 13:30. Às 4 da tarde, já não dava, porque o sol já estava demasiado baixo. Mas, tem razão: às 4 da tarde, já no chão, o Toural fez-me lembrar a Praça Maior de Salamanca.
S.Pedro do Toural disse…
Domingo á tarde com sol. Centenas muitas centenas, talvez milhares, aqueles que deambularam, pelo Toural e Alameda. A novidade e o tempo, ajudaram, agora que é um bom sintoma, lá isso é..
Assim como Araduca, a cidade mítica que dizem que terá existido no local onde Guimarães depois se implantou, também a história de Guimarães se confunde, não raras vezes, com lendas e tradições que a historiografia nem sempre confirma.
Este blogue é um espaço de opinião e divulgação dedicado à história, à cultura, ao modo de ser e às tradições de Guimarães e dos vimaranenses. De vez em quando, também é um lugar de causas. As opiniões aqui expressas apenas reflectem e comprometem o pensamento do autor, António Amaro das Neves.
5 Comentários
Não. Guimarães Séc.XXI
Capital Europeia da Cultura.
O novo Toural, estava cheio como um ovo...
A fotografia foi tirada pouco depois das 13:30. Às 4 da tarde, já não dava, porque o sol já estava demasiado baixo. Mas, tem razão: às 4 da tarde, já no chão, o Toural fez-me lembrar a Praça Maior de Salamanca.
Centenas muitas centenas, talvez milhares, aqueles que deambularam, pelo Toural e Alameda.
A novidade e o tempo, ajudaram, agora que é um bom sintoma, lá isso é..