Um livro de Santos Simões onde se faz luz sobre as origens da prática de futebol em Guimarães |
Costuma dar-se por adquirido que a prática do futebol organizado em Guimarães se iniciou em 1922, aquando da criação do Vitória Sport Clube. Segundo se lê na página da Internet da agremiação vimaranense, naquele ano, “no Campo da Atouguia foram iniciados os primeiros passes de Foot-Ball association. Até então praticado pelos académicos do nosso Liceu e por meia dúzia de rapazes com algumas posses.” Não pondo em causa a importância que o aparecimento do Vitória teve na afirmação do futebol como modalidade de desporto de massas em Guimarães, não restam dúvidas de que já antes se praticava o pontapé na bola em terras de Afonso Henriques, como o demonstrou J. Santos Simões no seu livro Futebol Vimaranense: Das origens aos estádios, publicado em 1995.
Para escrever aquela obra, Santos Simões pesquisou a documentação disponível, nomeadamente a imprensa, em busca das origens da prática do futebol em Guimarães. Recolheu também informações orais, que lhe permitiram avançar com a conjectura de que o futebol poderia ter sido introduzido em Guimarães pelos ingleses que, na última década do século XIX. Todavia, não encontrou qualquer fonte documental que suportasse esta possibilidade.
Para escrever aquela obra, Santos Simões pesquisou a documentação disponível, nomeadamente a imprensa, em busca das origens da prática do futebol em Guimarães. Recolheu também informações orais, que lhe permitiram avançar com a conjectura de que o futebol poderia ter sido introduzido em Guimarães pelos ingleses que, na última década do século XIX. Todavia, não encontrou qualquer fonte documental que suportasse esta possibilidade.
A primeira referência ao futebol em Guimarães, Santos Simões encontrou-a em 1913. Aqui se transcreve o que escreveu:
A ponta do véu começa a erguer-se no semanário republicano vimaranense de A. L. de Carvalho, Alvorada. A notícia foi publicada a 13 de Março de 1913, sob o título: Foote-Balle. Grupo Vimaranense. Foi este primeiro registo de uma associação vimaranense dedicada ao futebol e traduzido de forma quase misteriosa:
O "Capitain” do 2o "team", pede a comparência a todos os seus jogadores no domingo, 16 do corrente, pelas 8 horas precisas, no "Court" d'Atouguia, para um desafio que se realiza com o 1.o "team" do mesmo Grupo. Guimarães, 12 de Março de 1913. O "Capitain" do 2o "team" Avelino Ferreira.
O nosso saber quedou-se na existência de um certo Grupo Vimaranense que praticava futebol. Mas outro mistério perdurou: O que significavam aqueles 1.º e 2.º "teams"?
Mas neste caminhar às escuras, por vezes, encontra-se uma luz, ainda que débil. Foi o que aconteceu ao folhearmos a Illustração Católica, que se publicava em Braga, e que inseria, no seu número de 13 de Setembro de 1913, uma reportagem fotográfica e, com ela, uma ajuda, a primeira, para o esclarecimento da convocatória inserta no Alvorada e que reproduzimos nas fotografias e respectivas legendas:
2o team. Primeiro plano: Henri Platano, Antonio Mello, Edmundo Clegg e Antonio Miranda. Segundo plano: Eduardo Costa, Manuel Guize, e Arlindo Souto. Terceiro plano: Abílio de Freitas, Joaquim Alves, Avelino Ferreira, Antonio Ferreira e Jayme Gervasio. |
Esclareça-se que as fotografias são da autoria de Luiz do Souto, irmão do Arlindo.
Verifica-se que uma das equipas apresenta apenas sete jogadores e a outra alinha com cinco. Parece que os técnicos ingleses apoiavam indistintamente as duas equipas e que, juntamente com as balizas, os praticantes "levavam" também os seus apoiantes.
O chamado “Court” d'Atouguia situava-se no espaço exterior ao cemitério, hoje reservado a parque de estacionamento de automóveis, e estendendo-se, em frente ao portão que dá acesso àquele parque, até ao muro do cemitério. Dessa mesma época ficaram as duas fotografias da publicação citada, que reproduzo a seguir, que registam o confronto entre as referidas equipas no citado “court”. Atente-se como o árbitro está sempre em cima das jogadas...
J. Santos Simões, Futebol Vimaranense: Das origens
aos estádios, Guimarães, 1995 (edição oferecida ao Vitória Sport Clube)
A notícia publicada no jornal Alvorada, a que se refere Santos Simões, tem a forma de um anúncio. É este:
Alvorada, 13 de Março de 1913 |
A mesma convocatória aparece na edição de O
Comércio de Guimarães que se publicou no dia seguinte:
O Comércio de Guimarães, 14 de Março de 1913 |
Eram outros tempos, aqueles em que as convocatórias dos jogadores para as partidas de futebol eram levadas ao conhecimento dos interessados através de anúncios nos jornais…
Assim sendo, podemos dizer, com algum grau da certeza que resulta da ausência de notícias anteriores, que o primeiro jogo de futebol organizado em Guimarães se realizou no Court da Atouguia. Naquela altura, existiam em Guimarães dois clubes desportivos que praticavam futebol: o Foot-ball Grupo Vimaranense e o Sport Club Vimaranense, que, segundo Santos Simões, seriam o 1.º e o 2.º teams a que se refere a notícia que encontrou.
Foi no dia 16 de Março de 1913. Dentro de um mês, passam cem anos.
0 Comentários