Escritores vimaranenses (24): Padre Domingos da Soledade Silos



P. DOMINGOS DA SOLEDADE SILOS, Religioso egresso da Ondem de S. Francisco, cuja regra professara na província da Soledade- em 1824, e depois Reitor da igreja matriz de Vila do Conde. Tendo exercido o magistério na sua ordem com distinção, e lido filosofia na cidade de Castelo Branco em 1832, granjeou a fama de bom orador sagrado, pregando com grande aplauso muitos sermões, de diversas espécies e assuntos. Foi ultimamente agraciado com as honras de Pregador régio, e de Cavaleiro da Ordem de Cristo. — Nasceu em Braga a 17 de Dezembro de 1805, sendo filho de Martinho José de Sousa, e de sua mulher Águeda Teresa, pessoas de honrado trato, mas pouco abastados de fortuna. Morreu em Guimarães, no hospital da Ordem Terceira de S. Domingos a 22 de Agosto de 1855. Dos esclarecimentos que a seu respeito me enviou o sr. dr. Pereira Caldas, consta que deixara um filho natural, em cuja educação muito se desvelara; e ao qual legou a sua livraria, que se diz ser numerosa e bem escolhida. —E-.
Sermão recitado em 4 de Abril de 1842, na festividade que mandou faser a Câmara e auctoridades de Villa Nova de Famalicão, em testemunho de agradecimento a Sua Magestade a Rainha etc. Braga, Typ. Bracharense 1842. 8.° de 32 pág.
Oração fúnebre, que nas exéquias anniversarias pela infausta morte de S. M. I. Sr. D. Pedro, recitou na real capella de N. S.da Lapa em 25 de Septembro de-1843. Porto, Typ: Commercial 1843. 8.° gr. de 21 pág . Ignoro se além destes dois sermões deixou mais alguns impressos.
 Vida preciosa e glorioso martyrio de S. Torquato, Arcebispo de Braga, extrahida das melhores auctores tanto sagrados como profanos. Lisboa, na Imp. Nacional 1855. 8.º de XX-64 pag.
Há também dele um artigo no jornal político de Braga O Moderado, acerca de melhoramentos nas Caldas das Taipas, entre Braga e Guimarães: e no Brás Tisana e Nacional do Porto publicou a descrição dos regozijos públicos, e boa hospedagem com que em Fafe e nas terras vizinhas foi recebido o sr. A. Herculano, por ocasião da sua viagem à província do Minho.
Dicionário Bibliográfico Português, de Inocêncio Francisco da Silva, continuado e ampliado por Pedro V. de Brito Aranha, Tomo II, Imprensa Nacional, pp. 198-199

Comentar

0 Comentários