A bandeira do 20 de Infantaria


A última bandeira do RI 20
(cortesia do meu amigo Carlos Sousa)
(clicar para ampliar

O Regimento de Infantaria n.º 20, sediado em Guimarães, no Paço dos Duques, foi criado por carta régia de 5 de Novembro de 1884. No dia 25 de Janeiro seguinte, os seus recrutas prestaram “juramento de espadas”, por ainda não haver bandeira. Passado um mês, teria lugar o juramento da bandeira. A bandeira do regimento seria benzida na igreja de S. Francisco, em Abril de 1886. No dia 3 de Agosto de 1924, a bandeira do RI 20 foi condecorada, pelos feitos dos seus soldados que haviam sido mobilizados para a Grande Guerra, tendo combatido em África e em França.

Em Fevereiro de 1927, rebentou a primeira rebelião contra a Ditadura Militar. Nela participaram elementos do RI20. Com a derrota dos revoltosos, o regimento de Guimarães teve o seu destino traçado. Passados alguns anos, seria extinto.

Por muito tempo se perdeu o rasto da última bandeira do Infantaria 20. Graças aos esforços do meu amigo Carlos Sousa, vimaranense que se dedica ao estudo da história daquele regimento, foi encontrada e regressou recentemente a Guimarães, tendo sido entregue à guarda o Paço dos Duques, antigo quartel do regimento de Guimarães.

Comentar

4 Comentários

zeze disse…
Caros amigos. Foi com muito gosto que recebemos esta bandeira, algo que aconteceu fruto de uma colaboração estreita com o Senhor Carlos Sousa no âmbito da exposição patente neste momento no Paço dos Duques sobre a função de quartel militar do espaço (Paço dos Duques)

Como podem ver pela fotografia a bandeira está bastante danificada carecendo de um essencial trabalho de restauro.

Estamos à espera de conseguir um deposito de longa duração para que possamos garantir o restauro da bandeira.
Sérgio disse…
Sabe onde é que foi encontrada?
A seu tempo, o meu amigo Carlos Sousa contará toda a história da bandeira e do RI20.
Sérgio disse…
Ok, então depois se não for pedir muito podia divulgar aqui no seu blog a história ou onde a poderemos ficar a conhecer.

Desde já obrigado