Rua de Paio Galvão (3)

Planta da zona de implantação da futura Rua de Paio Galvão (1863-1867)
(clicar na imagem para ver pormenores e descrição)

A abertura da actual rua de Paio Galvão foi proposta no Plano de Melhoramentos da cidade de Guimarães, do Eng.º Almeida Ribeiro. Consta de uma planta que Miguel Bastos me enviou, com indicações úteis para a sua compreensão. Aqui fica.

A nova rua, que ligaria o Toural à saída para Braga, dando acesso ao novo mercado, foi aberta em terrenos que pertenciam a S. Domingos. Noto que a demolição do Convento de S. Domingos, decidida em 1873, não chegou a concretizar-se completamente (o que restou do edifício - dormitório, escadaria e claustro - seria entregue à Sociedade Martins Sarmento em 1888, para aí instalar a sua sede, a sua biblioteca e o seu museu).

O convento e a cerca de S. Domingos haviam sido entregues, por decreto, à Câmara de Guimarães, em 1842, na sequência da extinção dos conventos, para aí instalar os Paços do Concelhos e outras repartições públicas (em 1869, a Câmara dos Deputados aprovaria um projecto de lei em que livrava a Câmara da cominação que sobre ela incidira, por ter dado destino diferente do previsto, mercado e praça pública, àquela propriedade).

Comentar

0 Comentários