As celebrações afonsinas de 1911 (2)


Quando em Guimarães se decidiu assinalar condignamente o oitavo centenário do nascimento de D. Afonso Henriques, com a República acabada de instalar em Portugal, houve a intenção de dar às celebrações a dimensão de festas nacionais. Em Março de 1911, uma delegação de cidadãos de Guimarães foi recebida pelo Governador Civil de Braga, Manuel Monteiro, para lhe solicitar apoio para que o Governo da República se associasse à homenagem ao fundador da nacionalidade.



POR GUIMARÃES


Dirigiu-se, na passada segunda-feira, à capital do distrito, uma comissão de fervorosos amigos de Guimarães, composta dos presidentes das diversas colectividades da cidade e entre eles o saudoso ex-administrador do concelho que tão brilhantemente exerceu aquele lugar em tão curto espaço de tempo, cativando as simpatias de todos os seus patrícios e o presidente do senado, a fim de expor ao dig.mo governador civil sr. dr. Manuel Monteiro, vários pretensões que redundam em prosperidades e engrandecimento da nossa terra, tais como: que os festas, que a nossa cidade, sob o auxílio da Associação Comercial, promove nos dias 1, 2, 3 e seguintes de Agosto em comemoração do 8.º centenário de D. Afonso Henriques, sejam consideradas Festas Nacionais, que s. exa. intercedesse perante o Governo da República Portuguesa para que das moedas e das estampilhas comemorativas dessa data, não menos faustosa que gloriosa, — assim o cremos — parte do produto reverta em ajuda das obras a realizarem-se nos terrenos que se prendem com a história do Grande Herói, e ainda outras petições foram feitas, todas, porém, com o cunho: - “Por Guimarães”.


S. Exa. a tudo mostrou intenso desejo de satisfazer, prometendo interessar-se o mais possível pela consecução das pretensões daqueles cavalheiros que tão desinteressadamente anelam o engrandecimento da nossa terra, a quem enviamos parabéns pela forma cativante com que foram recebidos, bem como, pelo serviço que prestaram à sua e nossa querida terra — Guimarães.


Imparcial, 24 de Março de 1911

Comentar

0 Comentários