A Estátua de D. Afonso Henriques (9)

Monumento ao primeiro rei de Portugal D. Afonso Henriques
NA CIDADE DE GUIMARÃES

A cidade de Guimarães, berço da monarquia Lusitana, vai pagar a dívida de honra e gratidão ao valente e invicto guerreiro D. Afonso Henriques. O século XIX, vai descobrir densas trevas do obscurantismo. O sibilar da locomotiva, agente poderoso do progresso e da civilização moderna, em breve se fará ouvir na mesma cidade. A terra legendária do primeiro rei Lusitano, vai ser dotada de um melhoramento de há muito reclamado. Felizmente, entre os habitantes do Antigo Condado, destacam-se entre outros nomes respeitáveis os snrs. Presidente da Câmara Municipal e João Dias de Castro, apóstolos da civilização moderna, que se encarregaram de organizar na mesma cidade a grande comissão par ter levantado o monumento nacional ao primeiro rei português.

Sendo esta estátua a página mais brilhante da história Lusitana, estamos certos que será esta sublime ideia patrocinada por todos os portugueses em geral.

O monumento de D. Afonso Henriques é o símbolo do valor e da coragem do exército português. A estrada de ferro é um grande melhoramento para a cidade de Guimarães, a estátua do primeiro rei de Portugal vai coroar esse progresso do século XIX.

Religião e Pátria, 33.ª série, n.º 1, Guimarães, 16 de Dezembro de 1882

Comentar

0 Comentários