A Estátua de D. Afonso Henriques (4)

No dia 30 de Novembro de 1882, realizou-se a primeira reunião da Comissão Central que, em Guimarães, iria dirigir o movimento para a criação do monumento a D. Afonso Henriques.

Monumento a D. Afonso Henriques

Quinta-feira de tarde houve reunião da comissão central directora dos trabalhos para a erecção deste monumento, sob a presidência do sr. Presidente da Câmara, Dr. Mota Prego.

Resolveu-se dirigir às diversas Câmaras Municipais do país um convite para tomarem nos seus respectivos municípios a iniciativa de promoverem donativos para esta obra, que é verdadeiramente nacional, visto ser o pagamento duma sagrada dívida de gratidão à memória do que pela energia da sua vontade e pelo esforço do seu braço conseguiu dar corpo e foros de nacionalidade ao povo português.

Resolveu-se também agregar à Comissão o ill.mo sr. António José da Silva Basto, digníssimo secretário da Câmara Municipal.

A Comissão está animada da melhor vontade de dar cabal e completa satisfação ao encargo patriótico de que se incumbiu, e não deixará de empregar para isso todos os esforços e meios que estiverem ao seu alcance.

Religião e Pátria, 32.ª série, n.º 47, Guimarães, 2 de Dezembro de 1882

Comentar

0 Comentários