Das ruas que compõem os arrabaldes desta vila de Guimarães.

[Clicar na imagem para ampliar]
Vista geral de Guimarães (aguarela de Augusto Roquemont).

"Tendo dado notícia do interior da Vila de Guimarães, tão estimada de seus soberanos como invejada dos reis de Castela, como mostram as muitas vezes que por força de armas a quiseram sujeitar a seu domínio, vindo-a combater com poderosos exércitos, darei agora satisfação no que prometi de seus arrabaldes, dando princípio pelos que ficam de fora da vila velha chamada Araduca. Fica para a parte de Norte e Nascente a rua do Salvador, a que deu nome a sua capela, aonde está situada a quinta da Verdelha, com as suas nobres casas, que estão por acabar, mas assim mesmo servem de residência aos arcebispos de Braga quando vêm a esta vila. Pertence a Jerónimo de Matos Feio, cavaleiro de Cristo e fidalgo da casa de el-rei e juiz do seu Reguengo. Topa esta rua com a do Cano de Baixo que, seguindo o mesmo curso, vai parar à fonte da Douradinha.

Sai dos muros da vila velha para o Nascente a rua das Oliveiras mas, topando com a do Cano de Cima, em outro tempo Cano das Gafas, a faz ali acabar e, tomando-lhe seu curso, vai a rua da Arcela, e dali seguindo seu caminho vai à Rua Nova de Almada, e dali à Cruz de Algosta. Tomou esta rua o nome do senhor do chão em que está fundada, Miguel Leite de Almada, a quem os moradores pagam foro.

A rua do Fato está entre Nascente e Sul, está depois do Burgo de Santa Cruz, o qual tomou o nome da capela desta dedicação, e tem serventia pela porta de Santa Cruz. Esta Rua do Fato dá serventia para o Mosteiro de Santa Marinha da Costa e, entre esta rua e a vila, está a rua da Carrapatosa, que dá serventia ao mesmo Mosteiro, e ali pegado está o Burgo da Rapa.

A rua dos Trigais fica pegada na Torre dos Cães para a parte do Sul, e por detrás dela estão as hortas do Prior, as quais pelo Sul ficam fechadas com a Rua do Poço, e do Nascente com a Rua das Hortas, e pelo Poente pela Rua do Portelo das Hortas, que fica pegada à porta da Senhora da Guia, e a do Campo da Feira.

O Campo da Feira que está junto a esta Porta lhe fez escurecer o nome de Senhora da Guia. Saindo desta Porta para Sul se acha um crucifixo em pedra pintada e dourada, e junto um homem de pedra, rendendo-lhe as graças de joelhos com as mãos levantadas. É tradição que este homem foi Diogo de Miranda, cavaleiro desta vila, que por devoção mandou levantar esta cruz. Das povoações em sertão, nenhuma se pode jactar tenha maior alegria que este espaçoso campo. É partido por um regato, e para que este não possa impedir o caminho que vai do Santo Cristo para a capela da Senhora da Consolação, se lhe fez uma ponte que tem de largura 35 palmos, e de 140 passos. Fecham este campo pelo Nascente as Hortas do Prior, e pelo Norte a muralha e Torre da Vila que tem o seu nome, e pelo Poente a rua do Campo da Feira.

A outra metade do campo além do regato da parte do Sul é fechada de Nascente com a Rua das Pretas, pelo Sul com a rua da Barroca, em que tem estrada pública para a vila de Amarante, e para o mosteiro das freiras capuchas de Santa Isabel, continuando o regato para Poente está a rua da Ramada, que tem princípio junto da ponte e serventia nas traseiras de suas casas para o dito regato. E toda esta metade do campo da parte do Sul é plantado de grandes oliveiras e carvalhos, e nele se faz a primeira dominga de Agosto a feira das bestas chamada de S. Gualter, que se festeja neste dia.

Saindo da porta do Campo da Feira para Poente, continua a Rua de Trás-o-Muro, que vai topar com a de S. Dâmaso, na qual está uma capela deste Santo e o seu hospital, e esta vai dar a um campo largo, a que chamam o Pelourinho, que está levantado nele.

Quem sai da vila pela porta da Torre Velha para o Sul, voltando do Pelourinho para Poente, acha a Rua de Trás da Alfândega, que nela está encostada ao muro, tendo a frontaria sobre colunas de pedra.

Por baixo do Pelourinho está um Burgo a que chamam rua dos Couros, pela fábrica deles que nele está. E tem três ruas, uma de S. Francisco, outra de Couros e a outra Rio de Couros.

Este Pelourinho se une na parte de Poente ao terreiro de S. Sebastião, cuja freguesia ali está situada e é uma das cinco da vila, e por baixo deste terreiro fica, para a parte do Sul, a Rua do Guardal, e a Rua de Trás S. Sebastião, que tem comunicação com a rua Caldeiroa, que corre entre Sul e vendaval. E defronte da porta de S. Sebastião corre para vendaval a Rua de Trás-os-Oleiros, que no fim divide a rua das Lajes da rua de Molianas.

Comunica-se o terreiro de S. Sebastião pelo Poente e Norte com a Praça do Toural, que é uma das melhores do reino. Está junta à muralha que corre entre a Alfândega e S. Domingos, para a qual têm saída a porta da Senhora da Piedade e o postigo de São Paio, e entre uma e outra porta está um passeio junto à muralha por onde se desce por escadas de pedra para a Praça, que tem 160 de comprido e 12 de largo.

Toda esta Praça do Toural é fechada de Norte e Nascente com o muro da vila. De Nascente ao vendaval é aberta e comunica com o terreiro de S. Sebastião. Do vendaval é fechada com casas; e do vendaval a Poente é fechada com casas de alpendrada sobre colunas de pedra, e da mesma maneira do Poente a Norte. Em toda a parte são notórias as grandes festas que os moradores desta vila fazem nesta Praça. Vendo-se toda a parte da muralha para elas armada de custosa tapeçaria e coberta das senhoras que as querem ver, e todo o patim e escada se vê coberto de gente.

Tem esta Praça, entre si e as casas que a cercam da parte do Sul, um chafariz de seis bicas, que correm de taças de pedra bem lavradas, e tem no alto uma esfera de bronze dourada, e ao pé dela um escudo com as armas de Portugal, e nas costas deste outro com uma águia negra coroada de ouro, com um letreiro aos pés que diz: ano de 1588. É este chafariz todo cercado de assentos de pedra para se recrearem os que ali vão.

Da parte entre Norte e Poente, em competência do chafariz, está um cruzeiro de pedra majestoso, elevado sobre escadas, e na pedra de pedestal da cruz tem um letreiro que diz: - Esta obra mandou fazer o juiz, e irmandade de Nossa Senhora do Rosário em 1650.

É esta Praça do Toural um tronco de que procedem muitas ruas do arrabalde desta vila. Junto do chafariz para a parte do vendaval corre a Rua das Lajes, que junta com a Rua de Trás-os-Oleiros, ambas embocam na Rua Nova das Oliveiras, a qual vai parar em um cruzeiro de pedra de 25 palmos, com a cruz floreteada, e sobre degraus de pedra, e dali para Norte parte a Rua Travessa, a qual divide a rua de S. Domingos da dos Gatos, que ambas vão para Poente.

Do cruzeiro, em que pára a rua nova das Oliveiras, dá princípio a rua das Molianas para a parte do vendaval, e vai parar no rossio da Madroa, que é o mesmo regato que desce do Campo da Feira, que mudou o nome em Rua dos Couros, o qual conserva até este lugar em que se chama rio da Madroa, em que tem uma ponte de pedra, continuando esta rua para o vendaval, se encontra com a Rua da Cruz de Pedra, e por aqui sai o caminho para a cidade do Porto.

Tornando à Praça do Toural, na parte do Norte se caminha pela rua de S. Domingos para Poente até à Travessa que tem o cruzeiro, que a divide da rua dos Gatos, e se caminha por esta para Poente até o rossio de S. Lázaro, o qual tem no meio uma capela dos Santos Reis, toda de abóbada de pedra, e debaixo da alpendrada da dita capela um magnífico cruzeiro feito à custa dos devotos de Nossa Senhora da Apresentação. Deste rossio para a parte de Poente vai a estrada para Vila do Conde. Divide-se pela parte do Sul este Rossio pelas ruas que chamam Gaia e Trás-Gaia e rio da Madroa, que ali deixa o seu nome, e dali adiante se chama rio de S. Lázaro, o qual conserva até dar volta por trás da igreja e hospital deste Santo que lhe dá o nome, e encontrando-se ali com o rio de Bom Nome, e unindo-se ambos em um corpo se apelidam Selinho, e regando os dilatados campos da quinta da Porcariça, se vão meter no rio Celbo.

No mesmo lugar que na Praça do Toural sai a rua de S. Domingos, nele sai para Norte a rua chamada de Trás-o-Mosteiro, que vai por detrás do de S. Domingos, de que tomou o nome.

Da mesma Praça para a mesma parte de Norte sai a rua da Fonte Nova, que chegando à torre e porta de Nossa Senhora da Graça, dá lugar a que ali principie a rua de Santa Luzia para Poente até ao terreiro que tem a capela da dita Santa. Neste se divide para Norte a rua do Picoto, e para Poente continua a rua da Calçada, que é estrada para a cidade de Braga, e para Sul se divide do terreiro a rua do Bimbal.

Para dar fim às ruas do arrabalde desta vila me falta a rua de Soalhães, que fica por detrás do Mosteiro de S. Francisco, entre a rua de S. Dâmaso e a da Ramada, a qual vai por entre hortas e por isso é agradável.

Estas são as ruas, e praças, e terreiros que esta vila tem fora de seus muros, no seu arrabalde, e, como prometi medir a circunferência assim da antiga vila de Araduca, como da nova Guimarães: consta esta de 3685 passos, divididos em nove portas de serventia, e sele torres altas, e dois torreões terraplanados, que fazem a vila forte e respeitada."

(Padre Torcato Peixoto de Azevedo, Memórias Ressuscitadas da Antiga Guimarães, manuscrito de 1692, cap. 89.)

Comentar

0 Comentários