5 de Outubro de 1924, o dia em que o Vitória comemorou o seu 2.º anivesário

 

Recorte do jornal vimaranense A Razão, de 28 de Setembro de 1924.

Apesar de, recentemente, se ter institucionalizado o dia 22 de Setembro como a data em que o Vitória Sport Clube, de Guimarães, assinala o seu aniversário, não sabemos, ninguém sabe em que dia é que o clube foi fundado. Provavelmente, nunca saberemos. O que sabemos é que, até se convencionar a data que agora se celebra, o aniversário do clube foi celebrado, quase sempre, durante o mês de Outubro e que a primeira vez que se assinalou foi em 1924, com um jantar de confraternização na Penha, comemorativo do 2.º aniversário. A festa foi, muito provavelmente, agendada numa assembleia-geral do Vitória, realizada na Associação Artística Vimaranense no dia 21 de Setembro daquele ano, de que encontramos registo na crónica desportiva no jornal republicano A Razão. Assinava-a o especialista em desporto daquele jornal, que usava o pseudónimo Siul e que acreditamos ser o professor Luís Filipe Coelho.

Aquela crónica, que se transcreve abaixo, além de nos indicar a data em que os fundadores do Vitória festejaram a fundação do clube, mostra-nos que nas assembleias gerais se aprovavam, como era suposto, as respectivas actas, o que nos leva a voltar a colocar uma pergunta: por onde andarão elas?

 *~*


Crónica desportiva

A nova direcção do “Vitória Sport Club”

Como estava anunciada, realizou-se no passado domingo a Assembleia Geral do “Vitória Sport Club” e que teve lugar no salão nobre da Associação Artística.

Presidiu o snr. Avelino Meireles, secretariado polos snrs. Afonso Dória e Avelino Dantas. Lida e aprovada a acta da sessão anterior e explicados os fins da reunião, usou da palavra o snr. Luís Filipe Coelho, que, explicando quais as razões porque a Direcção se havia demitido, mostrou a necessidade de, escrupulosamente, se fazer a escolha de pessoas que pudessem dar ao Club aquele progresso a que ele tem direito, pedindo licença para indicar os nomes dos membros da Direção que a Assembleia devia escolher e os quais poderiam, melhor do que ninguém, arcar conscienciosamente com as responsabilidades a tomar e fazer do “Vitória Sport Club” um club comme-il faut. Lida a chapa por este senhor, foi apresentada uma outra pelo snr. Luís Gonzaga Leite, o que motivou ter de se proceder à eleição de cada, por sua vez.

Feita por aclamação e depois por escrutínio secreto, venceu a chapa apresentada pelo snr. Luís Filipe, e que era assim constituída:

Presidente, Afonso da Costa Guimarães; Vice-Presidente, Tenente Carlos Coelho; 1.º Secretário, Luís Filipe Coelho; 2.º dito, Amadeu Carvalho; Tesoureiro. Domingos André de Magalhães; Vogais, António da Costa Guimarães a António Macedo Guimarães.

De esperar é que a Direção assim constituída por pessoas de sobejo conhecidas no meio desportivo vimaranense, dê ao primeiro club desta cidade as prosperidades máximas que ele merece. Deve tomar posse no próximo dia 30. pelas 21 ½ horas, no salão nobre da Associação dos Empregados de Comércio.

— Foi deliberada também a convocação extraordinária da Assembleia Geral para o dia 5 do próximo mês, a fim de se proceder à eleição do Capitão Geral do Grupo e alteração dos Estatutos.

— A Direcção demissionária merece também os nossos elogios e bem assim o antigo Capitão Geral, snr. Tenente Campos de Carvalho.

— A época do Foot-Ball será iniciada brevemente.

— Na Penha realiza-se, no próximo domingo, um jantar de confraternização para comemorar o 2.º aniversário da fundação do “Vitória Sport Club”.

Siul.

A Razão, 28 de Setembro de 1924

Comentar

0 Comentários