Quando nasceu o Liceu Martins Sarmento?

 

Recorte de O Comércio de Guimarães de 21 de Setembro de 1896.

O título da última publicação nas Memórias de Araduca (Nos 140 anos da Sociedade Martins Sarmento, 125 anos do Liceu e 120 anos da morte de Avelino da Silva Guimarães) causou estranheza, levando a que alguns leitores e amigos me tivessem questionado sobre a data em que foi criado o Liceu de Guimarães, uma vez que tinham como assente que aconteceu no ano de 1891, o que seria demonstrado pelo facto de este ano se terem celebrado os 130 anos da criação do Liceu.

De facto, a lei de 8 de Janeiro de 1891, que reorganizava a Colegiada de Nossa Senhora da Oliveira, criou um instituto de ensino, designado Pequeno Seminário de Nossa Senhora da Oliveira, que deveria ministrar não apenas as disciplinas necessárias ao prosseguimento para o curso teológico, mas também disciplinas que poderiam ser frequentadas por estudantes que não se destinavam à vida eclesiástica, como literatura portuguesa, língua francesa, língua latina, matemática elementar, geografia e história, filosofia elementar, princípios de física, química e história natural, desenho e música. Não o destinando exclusivamente aos que se se preparavam para o sacerdócio, a lei não instituía um liceu, mas permitia a frequência a alunos que se candidatariam aos exames do liceu. No entanto, o arcebispo de Braga, sob cuja alçada ficaria o novo instituo de ensino vimaranense, não aplicou a lei, restringindo os estudos do Seminário de Nossa Senhora da Oliveira ao preparatório eclesiástico e fechando-os aos candidatos ao ensino liceal, o que, além do mais, explica que os seus alunos tenham sido impedidos de participar, em 1895, no ressurgimento das festas que os estudantes de Guimarães dedicam a S. Nicolau.

Pela leitura dos jornais e das sucessivas petições que de Guimarães seguiram para a Câmara dos Deputados, facilmente se percebe que, nos anos que se seguiram a 1891, a demanda vimaranense por um liceu, liderada pela Sociedade Martins Sarmento, continuava por cumprir. Mas não foi abandonada. Viria a ter sucesso em 1896, quando foi criado o Seminário-Liceu.

Assim sendo, o Liceu de Guimarães, que em 1917, com absoluta justiça, seria baptizado de Liceu Martins Sarmento, hoje Escola Secundária Martins Sarmento, foi criado pelo decreto de 16 de Setembro de 1896, mas não caiu do céu. Foi conquistado com o esforço, a abnegação e a persistência de uma geração de vimaranenses de antes quebrar que torcer. 

Há 125 anos.

Comentar

0 Comentários