Lobisomens: entre a fantasia e a realidade

 


No final da década de 1980, apareceu nas bancas uma publicação que se apresentava como “jornal mensal da região de Pevidém”. Chamava-se Impulso e afirmava-se como “o jornal dos que acreditam que a vida pode ser melhor, que Pevidém pode beber água potável, que a Estrada 310 um dia não terá buracos, que os peixes voltarão a nadar no Selho e no Ave, que todas as crianças vão poder brincar e estudar”. Tinha Fernando Silva como director e sede em S. Martinho de Candoso. Aí publiquei uma série de textos, ilustrados com desenhos do meu amigo Salgado Almeida, sobre tradições populares do Minho. Aqui republico o primeiro, que saiu no n.º 0.

 
A noite oculta mil mistérios. O homem, ser temente do escuro e do desconhecido, criou um imaginário onde figura um mundo maléfico e obscuro, que reina à face da Terra quando o Sol se esconde, no termo de cada dia. Tal como a noite é o avesso do dia, a ordem e o caos, bem e o mal, Deus e o Demónio, a vida e a morte, travam uma luta perpétua. Quando a noite cai, a vida é interrompida, fica suspensa, porque a noite é o império da morte. Domínio da luz fria e mortiça da Lua, ela era temida, temor que ainda persiste no nosso tempo, mesmo entre aqueles que não manifestam qualquer. crença religiosa. Acreditava-se (e ainda hoje se acredita) que os mortos aparecem durante a noite, tal como se crê em múltiplas outras manifestações do sobrenatural que ocorrem depois de o Sol se pôr, com especial incidência na meia-noite, e de que há extensa memória na tradição popular do Minho: assembleias de bruxas, pedras que se abrem nos montes, exibindo monstros e tesouros que encerram, mouras encantadas que cantam e se penteiam junto de fontes e regatos, almas penadas que atormentam familiares vivos com pedidos e exigências.


É neste conjunto de manifestações extraordinárias que têm lugar na escuridão das noites, que se enquadra a crença, cimentada em inúmeros relatos factuais tidos como verídicos, na existência de homens e de mulheres que se transfiguram, assumindo a forma e o comportamento de animais, conhecidos pelo genérico de lobisomens, e que povoam as memórias de infância de muitos nós. É deles que vamos falar.

O fenómeno dos lobisomens não exclusivo do Minho: conhecem-se manifestações similares em todo o Portugal, mas também em todo o mundo. Em França, por exemplo, são conhecidos por loup-garoup e, para não ir mais longe, existem múltiplas referências à sua existência na cultura popular brasileira, embora, especialmente na Europa, os lobisomens estejam as associados a manifestações em grande parte distintas das que nós conhecemos: aí, um homem transforma-se em lobisomem como resultado de um pacto com o Diabo, a sua metamorfose nocturna só é possível esfregando o corpo nu com um unguento especial oferecido pelo próprio demónio, dedicando-se a práticas violentas, tais como antropofagia e assassínios, praticados com particular incidência nas pessoas de mulheres e crianças. Ao invés, entre nós, a qualidade de lobisomem adquire-se por fatalidade do destino (daí o falar-se em fado), sem intervenção demoníaca, nem referência a qualquer unguento ou droga especial para propiciar a metamorfose, e os lobisomens são geralmente tidos como intensivos, sendo muito raras as referências à possibilidade de se transformarem em seres violentos.

Segundo a crença popular, será lobisomem o sétimo (ou o quinto, ou o nono) filho varão consecutivo gerado por uma mesma mulher. Por vezes, é referida também a possibilidade de uma rapariga que seja a sétima filha seguida do mesmo sexo, se transformar numa loba, embora quase sempre se indique que o seu fado será transformar-se em pieira de lobos, isto é, terá que guardar matilhas de lobos do mesmo modo que o pastor guarda o seu rebanho.
 

Correr o Fado

Existem descrições muito pormenorizadas sobre o modo como se opera a metamorfose de um lobisomem: quando: na noite aziaga de quinta para sexta-feira, soam as doze badaladas no campanário da paróquia, o lobisomem abandona a sua casa sem que ninguém dê conta da sua falta, nem mesmo quem com ele compartilhe o leito, dirigindo-se para a árvore mais alta do lugar, onde esconde a sua roupa. Em seguida, nu como veio ao mundo, procura um espolinhadouro de animal, onde rebola, assumindo então a forma do animal que aí se costuma espolinhar (cão, gato, galinha, cavalo, burro, porco ou outro qualquer). É sob esta forma que irá correr o fado, isto é, percorrer um caminho onde terá de passar por sete montes, sete pontes, sete fontes, sete encruzilhadas, sete portelas de cão. Esta peregrinação, feita em grande correria, dura quase toda a noite. Depois, voltará a espojar-se no mesmo local para readquirir forma humana, irá vestir a sua roupa e regressar a casa sem que ninguém o surpreenda, embora muitas vezes se estranhe o facto de aparecer na cama completamente enregelado.

No Minho, são comuns os relatos que falam de gente que corre o fado transfigurada em lobos, cães, burros e cavalos. Em S. Jorge de Selho refere-se que “à noite, há pessoas que se transformam em cavalos só nas pernas, outras no tronco, outras ainda somente na cabeça e, à meia-noite, percorrem os caminhos até que alguém os escorrace através de palavras ou os pique com agulhas para lhes quebrar o fado”.

Em S. Cristóvão de Selho conta-se que um lavrador, estando a trabalhar num campo perto de casa por volta da meia-noite, viu aparecer junto de si um cão que começou a ganir e a dar ao rabo junto das suas pernas. O homem, vendo que o cão não o deixava trabalhar em paz, para o afastar deu-lhe com a gadanha que tinha na mão. Então o bicho começou a sangrar e não tardou em transformar-se numa bela rapariga, que por sinal era sua vizinha.

Quando a reconheceu, o lavrador cobriu-a com o casaco que trazia, por ver que a moça estava nua e transida de frio, levando-a para casa dos pais, que lhe agradeceram muito o ter quebrado o fado à sua filha. Ao que se diz, a rapariga costumava sair de casa à meia-noite, correndo o fado sobre a forma de um cão. Noutros locais do Minho, contam-se histórias que revelam grandes semelhanças em relação a esta. Assim, em Monsul. freguesia da Póvoa de Lanhoso, fala-se de um homem que, andando no campo a cortar erva, cortou com a foice o rabo de um pequeno cão que o importunava. Tempos depois, conheceu um homem que lhe contou que correra o fado durante longo tempo e que fora ele quem lhe quebrara a sina, mostrando como prova do que afirmava a mão onde lhe faltava o dedo mindinho (que seria o rabo do cão). Particularmente interessante na história de S. Cristóvão de Selho, é o facto de ser uma mulher que corre o fado, posto que, segundo a tradição popular, a condição de lobisomem seria praticamente exclusiva de homens. Aliás, a maioria dos rela-tos que recolhemos nesta região do concelho de Guimarães, referem-se a mulheres que correm o fado. Em S. Martinho de Candoso, por exemplo, fala-se de uma mulher que, quando a mãe julgava que estava na cama a dormir, pendurava a sua roupa numa árvore alta, e percorria os caminhos do seu fado: sete montes, sete pontes, etc., e que era por isso que andava “muito fraquinha”. Uma outra história refere-nos uma mulher que dormia com uma irmã e que, a altas horas da noite, abandonava a sua casa para correr o fado, sem que a irmã desse por isso, apenas estranhando o facto de ela, de madrugada, aparecer na cama muito fria. E isto durou muito tempo, até que se descobriu o que lhe sucedia durante a noite.

Quebrar o Fado

Existem processos para, contrariando o destino, impedir que alguém tenha que correr o fado. Já vimos que a condição de corredor do fado se adquire através do nascimento. Porém, se o quinto (ou sétimo, ou nono, conforme as tradições locais) filho seguido dado à luz pela mesma mãe, no acto de baptismo for apadrinhado pelo irmão mais velho e receber o nome de Adão (ou Eva, se se tratar de uma rapariga) ficará livre de tal destino. Ou então, no caso de se fazer questão em atribuir-lhe um outro nome, é necessário que a madrinha, junto da pia baptismal, pique o recém-nascido com um alfinete num dedo, a ponto de lhe fazer correr algum sangue. Aliás, fazer correr sangue a um lobisomem com um objecto metálico é o processo indicado para quebrar o fado: sempre que se desconfiava que alguém era lobisomem, procurava-se descobrir onde escondia as roupas antes de se metamorfosear para, aguardando seu regresso, o picar com um aguilhão dos bois ou qualquer outro objecto metálico pontiagudo. Assim se quebrava, em definitivo, o fado.

Os lobisomens 'existem'

Nestes fenómenos misteriosos, que a tradição popular tem como verdadeiros, existe uma clara combinação de observações reais com fenómenos que não são mais do que meras criações da imaginação. Em tempos passados, mais do que hoje, a noite estava povoada de enigmas tão indecifráveis como a escuridão, onde habitavam seres monstruosos imaginários, projecções de temores há muito reprimidos. Tais fenómenos, que assentam as suas raízes em medos tradicionais, parecem ser corroborados por alguns factos, que lhes dão a ideia de realidade. No caso das pessoas que correm o fado, tais factos têm a ver com a existência objectiva de lobisomens, isto é, de homens que se acreditam como tais. Depois de muitos anos de pesquisas e de estudos que acreditavam poderem metamorfosear-se, assumindo o aspecto de lobos: os licantropos. A licantropia é uma doença mental, hoje rara, na qual o padecente atravessa por frequentes delírios, no decurso dos quais julga ter-se transformado num lobo, agindo como tal. Esta descoberta fez luz sobre a realidade dos lobisomens: é que, se há muita gente que acredita que eles existem, alguns crêem sinceramente que o são.

[Texto publicado originalmente no n.º 0 do jornal Impulso, de Maio de 1988. Desenho de Salgado Almeida]

Comentar

2 Comentários

fernando disse…
Caro A. Amaro das Neves, meu amigo, é com um sentimento de elevada satisfação que, passados 33 anos, revejo a primeira de muitas publicações das "Lendas e Tradições", que fechavam cada publicação do Impulso, que contava com elevada qualidade de colaboradores e que, reconheço, humildemente dirigi. Obrigado pela referência.
Fico, melhor, ficamos a aguardar as restantes.
Um abraço desde Marselha.
Obrigado, Fernando,

É muito tempo,sim. Andando em encontrei alguns dos jornais e, relendo-os, percebo, com prazer, que foi um bom projeto. Irei publicar os outros textos que tenho aqui (infelizmente, não os tenho todos e o jornal era do tempo em que ainda escrevíamos à máquina, pelo que não terei cópias. Da pré-história, portanto...

Um abraço amigo, daqui de Guimarães.