As fotografias mais antigas de futebol em Guimarães

Em tempos, quando escrevi sobre o primeiro centenário do futebol em Guimarães, procurei a edição da revista Ilustração Católica onde tinham sido publicadas as fotografias mais antigas (conhecidas) que mostravam o "foot-ball" em Guimarães. As fotografias já as conhecia do livrinho que Santos Simões dedicou ao pontapé na bola em terras vimaranenses (Futebol Vimaranense: das origens aos estádios). Procurava, não as fotografias, mas a reportagem que as acompanharia. Hoje o meu muito prestimoso amigo Nuno Saavedra levou-me até elas. Lá estão elas, no n.º 13 da Ilustração Católica, de 27 de Setembro de 1913, no meio de um texto meloso da escritora espanhola Concha Espina de Serna que nada tem a ver com futebol, nem com Guimarães.

Assim sendo, à falta de reportagem escrita, não se perde tudo: aqui ficam as quatro fotografias mais antigas de um jogo de futebol em terras de Guimarães, que foi disputado entre duas equipas com camisolas às riscas simplesmente designadas por 1.º team e 2.º team. Duas imagens são instantâneos do jogo, as outras duas representam as equipas que o disputaram, em formação. Ambas tinham o mesmo "técnico", que foi apresentado como um instrutor inglês, identificado como Henri Platano.



GUIMARÃES - Dois aspectos do Foot-Ball

1.º team.— Primeiro plano: José Augusto, Manuel Mendes, Manuel Pires e Henri Platano. Segundo plano: António Dantas, António Guimarães e Joaquim Pinto. Terceiro plano: António Pinto, José Fernandes, Gualdino Pereira, António Jordão e Casimiro Fernandes.

2.º team. — Primeiro plano: Henri Platano, António Melo, Edmundo Clegg e António Miranda. Segundo plano: Eduardo Costa, Manuel Guise e Arlindo Souto. Terceiro plano: Abílio de Freitas, Joaquim Alves, Avelino Ferreira, António Ferreira e Jaime Gervásio.

Sobre este assunto, sugiro a leitura destes textos:

O Vitória, no tempo do foot-ball (1922-1927) (em colaboração com Miguel Salazar)

Comentar

0 Comentários